Dia C - Debates Éticos na Comunicação de Ciência

 Ética e sci com

Pavilhão do Conhecimento | 19.30

Dia C é um ciclo de conversas sobre ética nas ciências da vida, organizado pela Ciência Viva e pelo Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV). Decorre na última quinta-feira de cada mês, das 19.30 às21.00. Em cada sessão um painel de especialistas apresenta um tema actual e controverso. Segue-se um debate entre os especialistas e o público, com o apoio de um moderador.


 

Debates éticos na comunicação de ciência

A ciência ocupa um papel singular no mundo moderno, tendo impacto em todas as esferas da vida social. É pois cada vez mais importante a comunicação sobre ciência, a par da reflexão sobre as relações da ciência com os cidadãos.

O foco desta reflexão tem sido a forma como a comunicação de ciência promove a compreensão, aceitação ou o envolvimento do público; no entanto, esta avaliação não se esgota na qualidade técnica e na eficácia da comunicação. O próximo Dia C trata justamente de outro aspecto que não pode ser negligenciado — a forma como deve ser comunicada a ciência, os princípios que devem orientar a comunicação de ciência.

Em debate com o público estarão tópicos como a responsabilidade pela fundamentação das conclusões divulgadas; a precaução perante resultados preliminares, especulações ou afirmações exageradas; a honestidade quanto ao grau de incerteza da investigação; ou a transparência quanto a conflitos de interesses dos cientistas ou comunicadores envolvidos. A quem cabe assegurar o reconhecimento destes valores e o cumprimento destes deveres? De que modo?

 

Esta iniciativa integra as Conversas Ciência Conhecimento (Dia C) organizadas em parceria com o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, que decorre no Pavilhão do Conhecimento até Novembro na última quinta-feira do mês.

 

Vídeo da sessão

 

 

  

Os oradores:

António Granado

Granado

 

António Granado é professor auxiliar na Universidade Nova de Lisboa, onde está desde 2006. É jornalista de ciência há mais de 25 anos. Foi professor de Jornalismo na Universidade de Coimbra entre 1996 e 2006, e fez a maior parte da sua carreira no jornal Público, onde foi jornalista, editor, chefe de redacção e subdirector. Entre Setembro de 2010 e Março de 2014 foi responsável da área multimédia da Direcção de Informação da RTP.

 

António Vaz Carneiro

Carneiro

 

António Vaz Carneiro é médico especialista em Medicina Interna, Nefrologia e Farmacologia Clínica, e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde dirige o Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. É investigador clínico com especial interesse nas áreas da investigação secundária (revisões sistemáticas e meta-análises), assim como das metodologias da translação do conhecimento para a prática e dos sistemas de apoio à decisão clínica, de administração/gestão, das políticas de saúde e de aumento da literacia em saúde dos cidadãos. António Vaz Carneiro é Director da Cochrane Portugal.

 

João Lobo Antunes

Antunes

 

João Lobo Antunes é doutorado em Medicina pela Universidade de Lisboa. Trabalhou no Departamento de Neurocirurgia do New York Neurological Institute, Columbia Presbyterian Medical Center. Foi Fellow da Fundação Fulbright e da Fundação Matheson. Regressou a Portugal como Professor Catedrático de Neurocirurgia da Faculdade de Medicina de Lisboa e é Professor Emérito da Universidade de Lisboa. Mais recentemente foi Presidente do Conselho Consultivo do Programa Gulbenkian Inovar em Saúde; Comissário da conferência Portugal na balança da Europa e do Mundo, Roteiros do Futuro, Casa Civil da Presidência da República; Presidente da Comissão Nacional dos Centros de Referência do Ministério da Saúde; e Conselheiro de Estado por nomeação do Presidente da República. João Lobo Antunes é presidente da Comissão Nacional de Ética para as Ciências da Vida.

 

Moderadora:

Catarina Ramos

Catarina Ramos

 

Licenciada em Microbiologia pela Universidade Católica Portuguesa, é doutorada em Ciências Biomédicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e pela Univerità deli Studi di Milano, e mestre em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova de Lisboa. Catarina Ramos é directora do Gabinete de Comunicação de Ciência do Programa de Neurociências da Fundação Champalimaud.

 


 

Sessões anteriores:

Dia 28 de Janeiro | PROCRIAÇÃO MEDICAMENTE ASSISTIDA

Dia 25 de Fevereiro | MELHORAMENTO COGNITIVO

Dia 31 de Março | BIOLOGIA SINTÉTICA

Dia 28 de Abril BIOÉTICA E VACINAÇÃO INFANTIL 

 

[Regressar]

O Dia C tem como media partner o jornal Público.