Ciencia Viva | 2015
O projeto Conhecer o Oceano tem como base a iniciativa norte-americana Ocean Literacy. A iniciativa, desenvolvida por dezenas de entidades científicas e educativas, identificou sete Princípios Essenciais sobre a cultura científica do Oceano e articulou-os com os diferentes níveis de ensino do currículo escolar, que podem ser consultados na Infografia produzida no âmbito deste projeto.
A Ciência Viva coordenou a adaptação desta iniciativa à realidade portuguesa em colaboração com uma equipa de investigadores das Ciências do Mar e das Ciências da Educação.
Mike Weber, Ana Ferreira e Assunção Santos | 2002
Este livro pretende estimular a curiosidade sobre a praia e as dunas, que fazem parte desse grande espaço a que se chama litoral. "Descobrir a Praia" fala dos animais que rastejam e saltam pela praia fora, que correm e nadam, que furam a areia e se escondem nela e debaixo das algas que se juntam na linha da maré alta. Fala ainda das aves que voam, correm e lutam pelo alimento que o mar vai trazendo e que fazem os ninhos nas dunas.
Ana Pêgo, Isabel Minhós Martins e Bernardo P. Carvalho | 2018
Quando era pequena, a bióloga Ana Pêgo não brincava no quintal, mas quase sempre na praia. Fazia passeios, observava as poças de maré e colecionava fósseis. À medida que foi crescendo, apercebeu-se, porém, de que uma nova espécie invasora se tornava cada vez mais comum na areia: o plástico. Para melhor alertar para as suas consequências na vida do Planeta, Ana decidiu colecionar e dar um nome a esta espécie. Chamou-lhe Plasticus maritimus, e desde então nunca mais lhe deu tréguas, iniciando um projeto de sensibilização para um uso mais sensato dos plásticos.
Inspirado neste projeto, este livro contém informação sobre a relação entre o plástico e o oceano. Inclui também um guia para preparar idas à praia, com o objetivo de colecionar e analisar exemplares desta espécie. Objetivo: motivar para a mudança.
O Plasticus maritimus merece ter os dias contados!
A cada hora que passa, mil toneladas de plástico vão parar ao oceano.
O equivalente a um camião cheio de plástico, por minuto!
Já é tempo de fazermos alguma coisa.
Mike Weber, Ana Ferreira e Assunção Santos | 2001
Este livro é sobre a descoberta e observação das poças na zona entre marés que faz parte do grande espaço que se chama litoral. Fala dos seres vivos que se encontram nestas poças e da melhor maneira de os observar e classificar sem estragar ou destruir. Destina-se a um público jovem, dos 8 aos 12 anos, procurando contribuir para a sua educação ambiental.
Mike Weber, Ana Ferreira e Assunção Santos | 2009
O Mar apresenta uma parcela enorme e fascinante deste nosso planeta. Outrora olhado apenas como fonte de alimento, via de transporte, local de despejos e campo de batalha, o Mar é hoje visto de forma bem mais ampla como um elemento essencial à vida na Terra, o verdadeiro motor do planeta, que molda o clima e influencia as condições meteorológicas, que governa os ciclos dos elementos químicos, gerando a maior parte do oxigénio e absorvendo grande parte do dióxido de carbono, e que é o maior espaço de vida na Terra, não só em termos de diversidade genética como relativamente ao espaço físico ocupado.
Leonel Pereira
Em Portugal e, apesar do reconhecimento do potencial e da importância do setor das algas marinhas, as atividades em domínios ligados à ficologia (ciência que estuda as algas), são ainda de reduzida dimensão e inferiores ao desejável e necessário. No entanto, vários estudos feitos por ficologistas e por organizações governamentais ligadas à indústria, têm identificado inúmeras espécies que podem constituir um importante recurso natural em Portugal.
Este guia tem como objetivo ajudar a conhecer melhor estes ”vegetais marinhos” e, assim, promover o seu uso nas suas diversas facetas: a sua biodiversidade, como fertilizante agrícola, na alimentação, e nos seus múltiplos usos industriais.