Água salgada

Início > Água salgada > Espécies > Mexilhão-do-mediterrâneo

Mexilhão-do-mediterrâneo (Mytilus galloprovincialis)
Água salobra
 
Água salgada
 
Estuários
 
Entre-marés
 




Molusco bivalve filtrador marinho da família Mytilidae.



É autóctone das costas do Mediterrâneo e da costa atlântica ibérica. Atualmente, na Europa, ocorre do mar Negro até às ilhas Britânicas, fora da Europa ocorre ao longo da costa da Califórnia, Estado de Washington, Japão, Coreia do Norte, extremo oriental da Rússia, região sul de África, desde a costa de Angola até Moçambique, Austrália, Nova Zelândia e ainda em regiões temperadas da América do Sul. Em geral a espécie ocorre em costas rochosas, expostas à ação das ondas ou em zonas de menor hidrodinamismo.



Alimenta-se de matéria em suspensão e fitoplâncton. O seu crescimento depende maioritariamente de dois fatores (do tipo de habitat e disponibilidade de alimento), como tal é rápido na primavera/verão e lento ou mesmo ausente no inverno.



Pode atingir 14 cm de comprimento, com uma concha lisa, ligeiramente mais larga na base. A casca apresenta uma coloração azul-violeta ou preto, mas pode ficar castanho claro ou bordô. Tem um corpo mole formado
por dois lóbulos simétricos e o manto do qual sobressai o pé,



Esta espécie está listada pela União Internacional para a Conservação da Natureza como uma das invasoras mais agressivas do mundo. Este mexilhão tem elevado interesse valor comercial, pelo que é cultivado em várias regiões do mundo.



Esta espécie não sofre ameaças atualmente, mas ela é uma ameaça – considerada uma espécie exótica invasora em muitas partes do mundo.


Não Avaliado
Dados Insuficientes
Pouco Preocupante
Quase Ameaçado
Vulnerável
Em perigo
Em perigo crítico
Extinto na natureza
Extinto