Água salgada

Início > Água salgada > Espécies > Cagarra

Cagarra (Calonectris borealis)
Água salgada
 
Entre-marés
 
Oceano Aberto
 




Ave pelágica da família Procellariidae, que se alimenta na água.



Distribui-se por todo Atlântico, com maior incidência a norte. Nidifica exclusivamente em ilhas e ilhéus. Os ninhos localizam-se em cavidades naturais, ou sob amontoados de pedras, podendo ainda ser escavados pelas aves, sendo muito raro encontrar ninhos expostos. Em Portugal, nidifica nos arquipélagos das Berlengas, da Madeira e dos Açores.



Alimenta-se principalmente de pequenos peixes pelágicos (e.g. sardinha, carapau, cavala, peixe-agulha), cefalópodes e crustáceos. Acompanha barcos de pesca e é frequentemente avistada a alimentar-se com golfinhos.



Tem cerca de 50 cm de comprimento e 120 cm de envergadura de asa. Possui a coloração superior acinzentada e a ventral branca, e um bico robusto amarelado.



A cagarra é provavelmente a ave marinha mais abundante que nidifica em Portugal. No mar, a espécie ocorre em quase toda a ZEE portuguesa, encontrando-se muito raramente durante o inverno. As crias emergem dos ninhos durante o outono, partindo logo de seguida para o mar, onde passam os restantes 7-10 anos da sua vida, até atingirem a maturidade sexual, tornando-se adultos. Emite cantos característicos (agudos nos machos e graves e roucos nas fêmeas) ao anoitecer.



As maiores ameaças são a introdução de predadores (especialmente de ovos) nas áreas de reprodução, a perda de habitat derivada da expansão urbana, a poluição luminosa que leva à desorientação e a captura acidental em artes de pesca.


Não Avaliado
Dados Insuficientes
Pouco Preocupante
Quase Ameaçado
Vulnerável
Em perigo
Em perigo crítico
Extinto na natureza
Extinto