Água doce

Rios, Ribeiras, Barragens

Água de Consumo

Estuários

Lagoas

Ave coraciiforme da família Alcedinidae, que se alimenta na água.

Distribui-se por toda a Europa, com exceção da Islândia e da península Escandinava, ocorrendo apenas no sul da Suécia. Ocorre em todo o Portugal Continental, sobretudo na faixa litoral e na metade sul. Prefere o litoral e mais comum no litoral e em planície.

Alimenta-se, principalmente, de pequenos peixes de água doce, de insetos aquáticos (e.g. alfaiate) e de peixes marinhos, mas também de anfíbios e de pequenos crustáceos, que captura peneirando a água. Pode ainda alimentar-se de insetos terrestres e anfíbios (e.g. rã-verdesapo-alcandarês).

Tem o dorso e asas azuis, peito e ventre cor-de-laranja. A fêmea distingue-se do macho pela base do bico vermelha.

O ninho é construído por ambos os progenitores, que escavam túnel, com cerca de 60-70 cm de comprimento, num barranco de areia ou arenoso. A inclinação da entrada e o declive do túnel impedem, respetivamente, que a água da chuva inunde o ninho e que os ovos rolem para fora deste.

As maiores ameaças são as alterações no uso das margens e leitos dos cursos de água, a poluição da água e as perturbações nas áreas de nidificação e alimentação.

Não Avaliado