Água salgada

Início > Água salgada > Espécies > Polvo-comum

Polvo-comum (Octopus vulgaris)
Água salobra
 
Água salgada
 
Entre-marés
 
Oceano Aberto
 




Molusco marinho da família Octopodidae.



Pode ser encontrado em regiões tropicais, subtropicais e temperadas, sendo abundante no mar Mediterrâneo, na bacia oriental do Atlântico e na região do Japão. Pode ser encontrado junto à costa ou a profundidades de 100-150m. Em portugal ocorre principalmente no arquipélago dos Açores, no litoral continental do Algarve e de Peniche à península de Troia.



Alimenta-se de peixes (e.g. enguia-europeia), crustáceos (e.g. caranguejo-peludo-chinês) e outros invertebrados (e.g. mexilhão-do-mediterrâneo). Esta espécie pode também recorrer ao canibalismo e à autofagia.



O seu corpo é mole, constituído pelo manto sacular. Tem 8 braços bucais de tamanho médio, raramente excedendo o triplo do comprimento do manto. A coloração do polvo é muito variável (acinzentada, acastanhada ou avermelhada), dependendo do estado do animal. A única parte rígida do polvo são as mandíbulas, na boca, vulgarmente chamadas de “bico”, e que usa para cortar e triturar os alimentos.



O seu ciclo de vida é influenciado pela temperatura da água, podendo viver entre 12 a 24 meses. É um animal muito inteligente, com a capacidade de se camuflar no meio ambiente.



A maior ameaça é a sobrepesca.


Não Avaliado
Dados Insuficientes
Pouco Preocupante
Quase Ameaçado
Vulnerável
Em perigo
Em perigo crítico
Extinto na natureza
Extinto