Água salobra

Início > Água salobra > Espécies > Erva-marinha

Erva-marinha (Zostera spp.)
Água salobra
 
Água salgada
 
Estuários
 
Sapais
 
Lagoas
 
Entre-marés
 




Planta angiospérmica marinha especializada que se adaptou à vida nas zonas costeiras, da família Zosteraceae.



Distribui-se ao longo das áreas costeiras de praticamente todo o mundo exceto na Antártida, sobrevivendo dentro de uma vasta amplitude de salinidades incluindo ambientes de água doce, estuarinos e marinhos ou hipersalinos. Em Portugal ocorre sobretudo associada às zonas estuarinas e costeiras pouco profundas.



Alimenta-se através da fotossíntese.



É uma planta verde, com as folhas em forma de filamentos, que se fixam a um ramo central. Floresce entre maio e setembro.



Ao contrário de outras plantas aquáticas, esta planta marinha possue a capacidade de viver completamente submersa, apresentando uma polinização hidrofílica. Serve de habitat para diversos seres marinhos (e.g. Cavalo-marinho), que depositam nela os seus ovos (e.g. Choco-comum). Recentemente tem vindo a ser estudado o seu genoma possibilitando, desta forma, desvendar-se a sua capacidade de adaptação aos diferentes ambientes em que atualmente ocorre. Apesar de apenas representar 0,1% do fundo oceanico, as pradarias marinhas têm capacidade para reter 18% do carbono depositado no oceano. 



As maiores ameaças são a poluição, algumas artes de pesca, dragagens e as hélices e âncoras de barcos.


Não Avaliado
Dados Insuficientes
Pouco Preocupante
Quase Ameaçado
Vulnerável
Em perigo
Em perigo crítico
Extinto na natureza
Extinto