Água salobra

Início > Água salobra > Espécies > Pernilongo

Pernilongo (Himantopus himantopus)
Água doce
 
Água salobra
 
Água salgada
 
Rios, Ribeiras, Barragens
 
Estuários
 
Sapais
 
Lagoas
 
Entre-marés
 




Ave limícola da família Recurvirostridae, que se alimenta na água.



Distribui-se pela Europa ocidental e meridional, Balcãs, Ucrânia e Cáucaso. Frequenta quer biótopos dulçaquícolas, quer águas salobras e mesmo águas de elevada salinidade. Em Portugal ocorre entre a ria de Aveio e o litoral algarvio.



Alimenta-se quase exclusivamente de insetos aquáticos e suas larvas (e.g. alfaiate), mas também de aranhas, girinos (e.g. rã-verdesapo alcandarês), pequenos peixes, moluscos e crustáceos.



Tem as pernas bastante longas, o pescoço alongado, a cabeça arredondada e o bico comprido, direito, fino e pontiagudo. As patas são cor-de-rosa e o bico preto. A plumagem é branca, com o manto e as asas pretos.  Tem cerca de 42 a 45 cm de comprimento.



As posturas iniciam-se em abril e cada ninho é normalmente composto por 4 ovos, durando a incubação cerca de 22 a 25 dias. Constrõe um ninho simples ninhos no solo com alguma vegetação e pedras. Os seus ovos têm uma coloração castanho-esverdeado com manchas pretas, castanhas e cinzentas, de modo a confundir-se com o próprio solo. Em Portugal, é fortemente dependente de salinas como local de reprodução.



As maiores ameaças são a destruição de zonas húmidas e a ocupação humana da zona costeira.


Não Avaliado
Dados Insuficientes
Pouco Preocupante
Quase Ameaçado
Vulnerável
Em perigo
Em perigo crítico
Extinto na natureza
Extinto