Login

Conheça as principais espécies de pescado do mar de Portugal. Seleccionámos espécies com um elevado interesse para os restaurantes ou com uma grande frequência de consumo pelos portugueses.

Para cada uma das espécies apresentadas descrevem-se as suas principais características morfológicas, a distribuição nas águas portuguesas, o habitat, os comportamentos migratórios, o tipo de alimentação e as estratégias de reprodução. São também referidas as principais artes de pesca utilizadas pela frota pesqueira portuguesa para a captura destas espécies.

Portugal é actualmente o país da União Europeia com o maior consumo anual por pessoa de pescado, e o terceiro do mundo, por isso temos uma grande responsabilidade quanto à exploração dos recursos marinhos.

Se consumirmos apenas pescado com dimensões acima do tamanho mínimo de captura, estamos a contribuir para que as espécies se possam reproduzir antes de serem capturadas, permitindo manter o equilíbrio das cadeias alimentares marinhas.

Ao preferirmos pescado de águas nacionais, estamos a contribuir para a redução das emissões de gases com efeito de estufa e para a redução dos gastos energéticos associados ao transporte e refrigeração do pescado.

Devemos também apostar na pesca sustentável que utiliza artes de pesca selectivas, que não destrói os habitats e que permite a manutenção dos stocks das espécies em níveis saudáveis.

A atitude de cada um de nós como consumidor de pescado é um contributo essencial para que a relação entre Mar e Sociedade tenha futuro.