Glossário

Consultório de palavras - saber+SAÚDE

Através da plataforma CompreenderSAÚDE , a Ciência Viva, compromete-se a dismitifcar o vocabulário utilizado na área da saúde, através de um glossário que irá sendo alimentado gradualmente. Caso a palavra que procura ainda não se encontre aqui definida, entre em contacto connosco!

Glossário

Clique na inicial da sua palavra:

Varicela

Doença altamente contagiosa marcada por uma erupção cutânea, parecida com bolhas, causada pelo vírus varicela-zoster (um tipo de herpesvírus). O vírus é facilmente transmitido de pessoa para pessoa através do contato com muco, saliva ou líquido das bolhas de uma pessoa infetada ou através de gotículas libertadas quando uma pessoa infetada tosse ou espirra. A erupção geralmente aparece primeiro no rosto, no peito e nas costas e depois espalha-se para o resto do corpo. Outros sintomas podem incluir febre, dor de cabeça, fadiga e perda de apetite. A varicela às vezes pode causar sérios problemas de saúde, especialmente em bebés, adolescentes, adultos, mulheres grávidas e aqueles que têm um sistema imunológico enfraquecido.

Varicocele

Dilatação anormal e alargamento do plexo pampiniforme venoso escrotal que drena o sangue de cada testículo. Embora geralmente indolores, as varicoceles são clinicamente significativas porque são a causa mais comumente identificada de análise anormal do sémen, baixa contagem de espermatozoides, diminuição da motilidade espermática e morfologia anormal do esperma. Varicoceles são classificados como pequenos, médios e grandes.

Vaso

Um canal através do qual o sangue circula no corpo. Os vasos sanguíneos incluem uma rede de artérias, arteríolas, capilares, vénulas e veias.

Veia

Um vaso sanguíneo que transporta sangue para o coração a partir de tecidos e órgãos no corpo.

Vírus

Micróbios infeciosos constituídos por um segmento de ácido nucleico (ADN ou ARN) rodeado por uma camada proteica. Um vírus não consegue replicar-se sozinho, como tal, infeta células e usa componentes desta para fazer cópias de si mesmo. Muitas vezes, um vírus acaba matando a célula hospedeira no processo, causando danos ao organismo hospedeiro. Exemplos bem conhecidos de vírus que causam doenças humanas incluem COVID-19, sarampo e varíola.