3 e 4 Fevereiro no Pavilhão do Conhecimento 3 e 4 Fevereiro no Pavilhão do Conhecimento
Circuitos Ciência Viva vencem prémio internacional Circuitos Ciência Viva vencem prémio internacional
Candidaturas abertas até 31 janeiro Candidaturas abertas até 31 janeiro
Recursos, formação e boas práticas para educadores e professores  Recursos, formação e boas práticas para educadores e professores 
Rádio Zig Zag Rádio Zig Zag
Ponha a leitura em dia Ponha a leitura em dia
Fechar

DESTAQUES

RECURSOS



Guia do Coletor de Cogumelos
Publicado pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural para auxiliar os coletores de cogumelos na identificação das espécies de cogumelos que crescem em Portugal, este guia é um excelente apoio para o estudo da morfologia e diversidade de cogumelos, com fichas de espécies criadas a partir de características morfológicas.
 
A idade dos peixes
À semelhança da dendocronologia, que permite determinar a idade das árvores através da contagem dos anéis dos seus troncos, também as estruturas calcificadas dos peixes (como otólitos, escamas, vértebras, raios, dentes e outros ossos) registam as estações do ano que estes já viveram, permitindo a determinação direta da sua idade. A estimação da idade através da contagem de características repetidas nestas estruturas calcificadas denomina-se esclerocronologia. As escamas são as mais utilizadas na determinação da idade dos peixes, tendo a vantagem de poderem ser removidas sem que se tenha que proceder ao seu sacrifício, o que não acontece com muitas das outras estruturas (otólitos, ossos, …).
 
Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia
O Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, em associação com a rádio Zig Zag, produz um podcast onde, num minuto, "traduz por miúdos" uma questão de ciência.
 
A Escola de Peixes do Rio Tejo
A uma história de fantasia sobre a poluição das águas do Tejo seguem-se informações preciosas sobre poluição de rios, mares e oceanos provocada pelos resíduos de plástico e o que fazer para a impedir. É um livro digital para crianças, para explorar em família, desenvolvido pelo CITI – Centro de Investigação para Tecnologias Interativas da NOVA FCSH.
 
Caixas-ninho para passeriformes
A instalação de caixas-ninho para aves pode contribuir para conservar a biodiversidade local e manter o equilíbrio natural de insetos em zonas urbanas. Com esta atividade pretende-se construir e instalar caixas-ninho e descobrir as espécies de aves que existem nos pátios escolares ajudando-as a completar o seu ciclo de vida.
 
Ver Todos