Programa

Na 5ª edição do Fórum Ciência Viva os intervenientes nos projectos apresentaram o resultado dos trabalhos em diferentes modalidades (quiosques, posters, Oficina Ciência Viva ou comunicações no Auditório), criando-se desse modo oportunidades de partilha de experiências e de reflexão sobre as acções desenvolvidas no âmbito dos projectos.

Quiosques e Posters

Grande espaço expositivo de apresentação dos projectos Ciência Viva em centenas de quiosques e posters.Professores e alunos, durante os dois dias do Forum, realizam actividades experimentais, promovendo contactos entre projectos, troca de ideias e criação de parcerias.

Comunicações

Professores e investigadores debatem o trabalho experimental que desenvolvem nos projectos Ciência Viva. Apresentação de casos concretos e comunicações em painel no auditório.

 

Videogramas

Ciência como Projecto Comunitário

O Trabalho Prático no Ensino da Química e da Física

O Ensino da Matemática

 

Oficina Ciência Viva

Área dedicada à prática da ciência, onde professores e alunos dos projectos Ciência Viva realizam experiências com recurso a materiais simples.

 

Ciência ao Vivo

Área dedicada à participação de instituições científicas através de actividades experimentais, conduzidas por investigadores. Oportunidade de cooperação entre professores do ensino básico e secundário e centros de investigação científica.

 

A Cozinha é um Laboratório

Espaço de divulgação da ciência ligada ao quotidiano da preparação de alimentos nas nossas casas. Investigadores e cozinheiros profissionais confeccionam e explicam algumas receitas do dia-a-dia. Simples, mas com muita ciência.

Café de Ciência

“À conversa sobre Ciência, Saúde e Risco” é o tema que reúne cientistas, professores, escritores, jornalistas e todos os que se interessam pela discussão, em forma de tertúlia, sobre temas da actualidade.

 

Videograma

Café de Ciência