Água salgada

Início > Água salgada > Espécies > Coral-vermelho

Coral-vermelho (Coralliurn rubrum)
Água salgada
 
Oceano Aberto
 




Coral da família Coralliidae. Como todos os corais, é um animal que vive em colónias.



Espécie endémica da bacia ocidental do Mediterrânio e parte do Atlântico (estendendo-se do sul de Portugal, ao arquipélago de Cabo Verde). Instala-se principalmente em falésias rochosas e em cavernas submarinas, de cerca de 10 a 200 m de profundidade.



É um filtrador passivo, que se expõe às correntes marinhas, ricas em matéria orgânica. É predada por gastrópodes e crustáceos.



Vive em colónias arborescentes, com crescimento irregularmente dividido em todas as direções, que apresentam uma taxa de crescimento lenta.



Pode atingir uma longevidade de aproximadamente 100 anos. O coral-vermelho é uma espécie dióica, com larvas plânulas de vida curta. As suas colónias atingem a maturidade numa idade jovem (2 a 3 anos). É utilizado na joalharia desde a antiguidade, tendo sido encontrado em forma de contas perfuradas em povoados e locais de cerimónias fúnebres mesolíticos e neolíticos.



A maior ameaça a esta espécie é a pesca (voluntária ou involuntária). As fontes naturais de mortalidade incluem competição por espaço com esponjas e outras biota sésseis, deslocamento do substrato devido à ação de espécies chatas ou movimentos sísmicos e o aumento da sedimentação.


Não Avaliado
Dados Insuficientes
Pouco Preocupante
Quase Ameaçado
Vulnerável
Em perigo
Em perigo crítico
Extinto na natureza
Extinto