Água doce

Início > Água doce > Espécies > Saramugo

Saramugo (Anaecypris hispanica)
Água doce
 
Rios, Ribeiras, Barragens
 




Peixe da família Cyprinida.



Espécie endémica da bacia do Guadiana, não existindo em qualquer outro sistema fluvial; contudo, curiosamente, este peixe nunca foi encontrado no leito principal do rio, apenas em ribeiras afluentes do mesmo.



Alimenta-se principalmente de pequenos insetos e crustáceos, por isso depende da vegetação do rio para sua subsistência.



Usualmente não ultrapassa os 7 cm de comprimento. Possui um corpo estreito, coberto com escamas finas e pequenas. Apresenta uma coloração prateada na zona do ventre, castanho-claro na zona dorsal e amarelada na lateral, ostentando por vezes reflexos rosados e alguns pontos negros espalhados pelos flancos.



Este animal destaca-se por ser o mais pequeno peixe da fauna da bacia do Guadiana. A fêmea é maior que o macho. Foi descoberto em dez afluentes do Guadiana: Álamo, Ardila, Caia, Carreiras, Chança, Degebe, Foupana, Odeleite, Vascão e Xévora. Sofreu, nos últimos 20 anos, uma redução muito considerável, porém tem vindo a ser levado a cabo uma campanha para a consciencialização das populações, tendo produzido recursos interessantes, como o livro A aventura de Sara, o pequeno Saramugo.



As maiores ameaças são a má gestão dos habitats aquáticos e dos leito dos rios (devastados por incêndios há alguns anos).


Não Avaliado
Dados Insuficientes
Pouco Preocupante
Quase Ameaçado
Vulnerável
Em perigo
Em perigo crítico
Extinto na natureza
Extinto