Água salobra

Início > Água salobra > Espécies > Linguado-branco

Linguado-branco (Solea senegalensis)
Água salobra
 
Água salgada
 
Estuários
 
Oceano Aberto
 




Peixe teleósteo da família Soleidae. É uma espécie bentónica, que utiliza os estuários como berçários para os indivíduos juvenis.



Distribui-se pelo Atlântico leste e mar Mediterrâneo e pode também ocorrer no sul do Senegal. Em Portugal encontra-se sobretudo nos estuários dos grandes rios. É uma espécie que prefere o litoral. É bentónica, habitando os fundos arenosos e/ou regiões de vasa.



Alimentam-se de invertebrados (poliquetas e moluscos bivalves) e pequenos crustáceos.



Tem o corpo oval e achatado e a posição dos olhos é assimétrica. A cor do manto superior é acastanhada e tem a particularidade de poder modificar-se devido aos mecanismos de mimetismo do indivíduo. O comprimento máximo encontra-se, geralmente, entre os 50 cm, podendo atingir entre 2 e 3 kg.



Tem um elevado valor como recurso para a pesca e aquacultura. Costuma permanecer em fundos arenosos ou lodosos. Durante a fase larvar este peixe apresenta simetria bilateral. Porém, ao longo do seu desenvolvimento, o linguado vai perdendo essa simetria, até reposicionar os olhos e a boca, a este processo dá-se o nome de metamorfose.



A maior ameaça é ser alvo da pesca artesanal com arte de arrasto de fundo e tresmalho.


Não Avaliado
Dados Insuficientes
Pouco Preocupante
Quase Ameaçado
Vulnerável
Em perigo
Em perigo crítico
Extinto na natureza
Extinto