Saúde: Mitos ou verdades

Saúde: mitos e verdades

Incentive os alunos a procurar, analisar e identificar mitos e verdades científicas relacionadas com a saúde humana

IDENTIFICAR

Os professores e os alunos recolhem mitos relacionados com a saúde humana, em contexto escolar e familiar.

INVESTIGAR

A veracidade dos “mitos” é determinada através do desenvolvimento de pesquisas e contactos com a comunidade científica.

CRIAR

São produzidos conteúdos científicos para divulgação para junto da comunidade (escolar e local).

COMUNICAR

Os resultados obtidos são partilhados com a escola e comunidade local, e divulgados na página da Ciência Viva.

Identificação e registo de ditados populares, mitos e estórias da sabedoria popular relacionados com as ciências da saúde.

Identificação das áreas da saúde envolvidas em cada “mito” e definição das questões a serem respondidas para validação da sua veracidade científica. Procura de informação fidedigna através do desenvolvimento de pesquisas e, eventuais, contactos com investigadores dentro das áreas relacionadas.

Desenvolvimento de um pequeno vídeo (duração aproximada: dois minutos) explorando os conteúdos da área da saúde abordados no “mito” e justificando a sua validade científica ou a ausência desta.

Promoção da literacia em saúde através da realização de ações de sensibilização, debates e encontros com cientistas, distribuição de folhetos, pósteres e painéis informativos, publicação de artigos de divulgação e/ou exibição de vídeos e documentários.

PORQUÊ ESTE DESAFIO?

Todos os dias somos invadidos por informação sobre o que é prejudicial ou benéfico para a saúde… “as cenouras fazem bem aos olhos”… “a laranja de manhã é ouro, à tarde prata e à noite mata”… “uma maçã por dia garante uma vida sadia”... serão estes ditados mitos ou comprovações científicas?!

À velocidade que a informação circula, é cada vez mais difícil verificar, no imediato, se o que é lido e ouvido no quotidiano é verdadeiro ou falso. Ditados populares… estórias… fake news ou verdades científicas… mitos… a distinção entre cada requer alguma pesquisa para uma tomada de decisão consciente e correta.

A maioria das perguntas já foi respondida pelos cientistas. Por isso há que saber identificar as fontes credíveis, para encontrar informação fidedigna – com validade científica – que permita tomar decisões corretas.

Ao longo desta pesquisa, os alunos serão desafiados a:

-Recolher mitos relacionados com a saúde humana;

-Definir questões, cuja resposta avaliará a validade científica dos conteúdos a abordados em cada mito;

-Pesquisar fontes credíveis e informação fidedigna e analisar dados científicos;

É urgente aprender a questionar a informação disponível, assim como saber onde e como procurar e interpretar as respostas às questões formuladas. Cidadãos informados, formularão opiniões fundamentadas, tomarão decisões conscientes e partilharão informação correta, porque... o CONHECIMENTO faz bem à SAÚDE.