Listagem de Estágios

Centro de Química (CQUM), Universidade Minho

1732. Descoberta de novos anticancerígenos aplicando metodologias inovadoras: Screening farmacológico virtual

Responsável: Maria Alice Carvalho
Área: Ciências da Saúde
Data: de 18-07-2022 a 22-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Maria Alice Carvalho

Descrição: O cancro continua a ser uma doença devastadora, para a qual a comunidade científica ainda não encontrou solução. Apesar de haver um número significativo de medicamentos anticancerígenos, atualmente continua a haver alguns tipos de cancro para os quais não há tratamento. Por outro lado, os medicamentos em uso apresentam muitos efeitos secundários que causam enorme desconforto ao paciente durante o tratamento.
Num futuro próximo a situação será particularmente grave pois a Organização Mundial de Saúde prevê um aumento de número de novos casos de cancro de 70%. Para a resolução do problema a descoberta de novos fármacos, mais eficazes e seletivos, é fundamental.
No nosso laboratório está em desenvolvimento um projeto de descoberta de novos anticancerígenos aplicando algumas metodologias recentes de descoberta de fármacos. Os resultados obtidos recentemente permitiram identificar uma nova família de moléculas muito ativa contra um tipo de cancro para o qual ainda não existem medicamentos.
Neste projeto pretende-se que o aluno participe no processo de criação de um novo potencial anticancerígeno que foi desenhado para interatuar com um alvo biológico específico envolvido no cancro. Além da síntese será efetuada a caraterização da amostra por métodos analíticos e espetroscópicos.

Observações: O cancro continua a ser uma doença devastadora, para a qual a comunidade científica ainda não encontrou solução. Apesar de haver um número significativo de medicamentos anticancerígenos, atualmente continua a haver alguns tipos de cancro para os quais não há tratamento. Por outro lado, os medicamentos em uso apresentam muitos efeitos secundários que causam enorme desconforto ao paciente durante o tratamento.

Local de encontro: Campus de Gualtar, junto ao Prometeu Hora: 9:30 AM
Pessoa de contacto: Maria Alice Carvalho

1733. Malária: em busca do medicamento eficaz

Responsável: Maria Alice Carvalho
Anos: , 10º, 11º
Área: Ciências da Saúde, Química
Data: de 11-07-2022 a 15-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Maria Alice Carvalho

Descrição: A malária é uma das doenças mais devastadoras e mortais em todo o mundo que é transmitida pela picada de um mosquito. De acordo com o último relatório da Organização Mundial de Saúde, em 2019, cerca de metade da população mundial estava em risco de infeção por malária, foram estimados 229 milhões de novos casos e perto de meio milhão de mortes.
As terapias atualmente utilizadas para o tratamento da malária estão falhando devido ao desenvolvimento de resistência dos parasitas aos medicamentos. Assim, novos medicamentos são urgentemente necessários.
No nosso grupo de investigação está em curso um projeto para desenvolver novos medicamentos para a malária. Os trabalhos já efetuados permitiram identificar uma nova família de compostos com elevada atividade contra o parasita responsável pela doença e que se mostra promissora para criar novos medicamentos que sejam eficazes contra a malária.
Neste projeto pretende-se que o aluno participe no processo de criação de um novo potencial anti malárico cuja estrutura química foi inspirada em análogos ativos. Além da síntese será efetuada a caraterização da amostra por métodos analíticos e espetroscópicos.

Observações: A malária é uma das doenças mais devastadoras e mortais em todo o mundo que é transmitida pela picada de um mosquito. De acordo com o último relatório da Organização Mundial de Saúde, em 2019, cerca de metade da população mundial estava em risco de infeção por malária, foram estimados 229 milhões de novos casos e perto de meio milhão de mortes.

Local de encontro: Campus de Gualtar em frente ao CPII Hora: 9:30 AM
Pessoa de contacto: Maria Alice Carvalho

1607. Novas nucleobases como candidatos a sondas fluorescentes para estudos do DNA

Anos: 10º, 11º
Área: Química, Física
Data: de 04-07-2022 a 08-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Alice Maria Esteves Dias

Descrição: O trabalho a realizar neste estágio envolve a síntese e a caracterização química e fotofísica de alguns compostos fluorescentes que são análogos das bases do DNA.

Observações: Novas nucleobases como candidatos a sondas fluorescentes para estudos do DNA

Local de encontro: Escola de Ciências, Departamento de Química Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Alice Maria Esteves Dias

1698. Química e Saúde: a descoberta de candidatos a novos antibióticos para aplicação em têxteis inteligentes!

Anos: 10º
Área: Ciências da Saúde, Química
Data: de 27-06-2022 a 01-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Alice Maria Esteves Dias

Descrição: O aluno vai participar na síntese e caracterização de moléculas para avaliação da atividade antimicrobiana.

Observações: Química e Saúde: a descoberta de candidatos a novos antibióticos para aplicação em têxteis inteligentes!

Local de encontro: Escola de Ciências, Departamento de Química Hora: 9h30
Pessoa de contacto: Alice Maria Esteves Dias

1608. Separação e caracterização de pigmentos naturais com efeitos anti-envelhecimento para aplicações cosméticas

Anos: 10º, 11º
Área: Química
Data: de 18-07-2022 a 22-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Alice Maria Esteves Dias

Descrição: Nesta atividade, propõe-se o isolamento e a caracterização dos pigmentos naturais presentes em fontes vegetais.

Observações: Separação e caracterização de pigmentos naturais com efeitos anti-envelhecimento para aplicações cosméticas