A Missão Rosetta: ao Encontro de Um Cometa

Não estamos satisfeitos com a observação esporádica de cometas a partir da Terra: a Agência Espacial Europeia (ESA) acabou de lançar a missão Rosetta que irá ao encontro do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, que regularmente, cada 6,57 anos, visita o sistema solar interior.

A Rosetta foi lançada no passado dia 2 de Março de 2004, de Korou na Guiana Francesa, a bordo de um foguetão lançador Ariane-5 G+, depois do adiamento da data prevista de 26 de Fevereiro de 2004, devido, primeiro a condições meteorológicas adversas e depois a problemas técnicos com o lançador.

A missão internacional Rosetta foi aprovada em 1993 pela ESA como sendo a missão planetária de marca do programa de ciência espacial de longo prazo desta agência Europeia. Inicialmente visava o encontro com o cometa 46P/Wirtanen, mas o seu adiamento da data prevista de Janeiro de 2003, obrigou à mudança de alvo para o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

Na sua viagem de 10 anos até ao seu encontro passará e observará, também, pelo menos um asteróide do sistema solar.

Desenho da sonda orbital Rosetta e do seu módulo de aterragem.

As operações da Rosetta serão comandadas do centro de operações da ESA (ESOC) em Darmstat na Alemanha. Para ganhar energia suficiente para atingir o seu alvo passará uma vez por Marte e três vezes pela Terra de forma a receber o impulso gravitacional destes planetas. Os objectivos da missão são o estudo da origem dos cometas, da relação entre o material de formação dos cometas e o material interestelar e a sua implicação na origem do Sistema Solar.

A missão passará por diversas fases, incluindo períodos de hibernação do equipamento:

Texto de: Manuel Matos Lopes, Faculdade de Ciências Universidade de Lisboa