O robô Spirit já rola na superfície de Marte

O Spirit completou ontem (14 de Janeiro) uma rotação de 360 graus, em três passos, que lhe permitiu ultrapassar o obstáculo imposto pela almofada de aterragem e deslocar-se pela primeira vez sobre a superfície de Marte. Hoje pela manhã avançou 3 metros, ficando com todas as suas seis rodas sobre solo marciano. A sua primeira tarefa será localizar o Sol com a câmara panorâmica, calcular a sua posição e orientar para a Terra a sua principal antena.

Imagem obtida com a câmara de navegação posterior do Spirit. Reparem nas marcas deixadas pelas rodas na primeira vez que o robô tocou o solo marciano (15Jan2003).

Na sexta-feira, 16 de Janeiro, a equipa de cientistas que comanda o Spirit vai aproveitar as vantagens disponibilizadas pela presença da sonda Agência Espacial Europeia, Mars Express, que vai sobrevoar a zona de aterragem do Spirit a cerca de 300 Km de altitude. O objectivo é fazer observações simultâneas de baixo para cima e de cima para baixo, para estudar a dinâmica da atmosfera de maneira mais eficaz.

Vista panorâmica de 360º de Marte obtida pelo Spirit, que se pode ver parcialmente no canto inferior esquerdo

Não se esqueçam que no próximo dia 25 de Janeiro um robô da NASA, idêntico ao Spirit, o Opportunity aterrará em Marte para fazer observações semelhantes às do Spirit, na face oposta do planeta.

Entretanto, continuam sem êxito as tentativas da ESA de conseguir obter, através da Mars Express, um sinal da sonda Beagle2 que deveria ter aterrado em Marte no passado dia de Natal. No entanto, as buscas continuam. Na fase actual foi iniciado um silêncio rádio total de forma a despoletar o Modo de Comunicação 2, do Beagle2, durante o qual a sonda emitirá automaticamente um sinal durante todo o dia marciano que os cientistas esperam poder captar.

 

Adaptado de NASA , NEWS RELEASE: 2004-19 e de http://www.beagle2.com/index.htm Beagle2 news, 12Jan2003.