Materias de apoio para desafio 5


Materiais de apoio para desafio 5


Instruções para a construção do relógio

Material:
- Cartolina forte para fazer uma base
- Uma estaca (pode ser um lápis)
- Um lápis ou caneta para fazer marcas na base

Começa por arranjar uma maneira de espetar uma estaca numa base horizontal de cartão ou cartolina. Pode ser um lápis colado a uma cartolina, por exemplo. O que tem é que estar bem sólido e bem na vertical. Leva o teu instrumento para um sítio que esteja ao Sol. Coloca-o na horizontal e não o mexas mais!

O teu instrumento pode ser usado como relógio de Sol. Podes usá-lo durante alguns dias, umas semana, mas não mais. O Sol move-se de tal maneira que o teu relógio daqui a algum tempo já não marca as horas certas. Os relógios solares que funcionam durante todo o ano são mais difíceis de construir. Mas este é fácil e divertido.

Pega no instrumento que construiste e coloca-o num sítio certo, que apanhe sol todo o dia ou quase todo o dia. Não o movas. Começa logo de manhã e, quando forem 9 horas, vê onde a sombra bate, marca aí um risco e escreve ao lado do risco: 9.
Espera pelas 10 horas e vê outra vez onde a sombra bate, marca outro risco e escreve ao lado: 10. Vai fazendo sempre isso até ao fim da tarde. Ficas com os riscos e com as horas marcadas.
No dia seguinte esquece o teu relógio habitual e começa a ver as horas pelo relógio de Sol. Verás que está certo. Se quiseres até podes marcar as meias horas, para controlares melhor o tempo.
Já viste?! Quando te perguntarem «que horas são», podes dizer «só um bocadinho que vou ali ver onde está a sombra». Vais espantar toda a gente. O pior é se estiver mau tempo e o Sol não conseguir furar as nuvens...


Agora podes discutir algumas questões:

Porque não funciona sempre o relógio?
Se esperares umas semanas e o relógio continuar na mesma posição, vais ver que o teu relógio já não está certo. Sabes explicar porquê?

Como podias fazer?
Tens alguma ideia de alteração do relógio que o leve a funcionar bem durante todo o ano? Vê se encontras relógios de Sol na tua localidade (às vezes há-os nas fachadas de igrejas). Que diferenças notas?

O meio dia não está certo. O meio dia solar será o momento em que a sombra da estaca for maior. Mas quando a sombra da estaca estiver maior, se olhares para as horas legais, já passa muito do meio dia. Sabes a que se deve esta diferença?

Texto de Nuno Crato



Voltar