A Ciência e o Espaço - Perguntas e respostas
Astronomia

Marte

Porque é que o planeta Marte é avermelhado? Ana Catarina Cunha Ferreira

Resposta de Adelina Machado

Olá eu sou a Inês, tenho 12 anos e ando 7º ano e gostava de obter estas respostas: Em Marte será possível haver vida ou seres humanos viverem lá? Qual será a gravidade de Marte? E será possível construir uma estação espacial em Marte? Será que em Marte poderão existir fósseis?

Inês

Resposta de Maarten Serote

Marte: mais perguntas e repostas

Lua

Como é composto, e o aspecto, do face oculta da lua?

Diogo Lança

Resposta de Máximo Ferreira

Sol

Gostava apenas de pedir que me explicassem o porquê de o sol, quer no nascimento, quer no seu fim, apresentar muito menos luz permitindo que se olhe directamente para ele. Terá a ver com a grande distância que o observador tem que atravessar dentro da atmosfera terrestre?

Resposta de Rui Agostinho

Sou muito interessado por coisas do espaço e gostaria de saber qual é a constituição do sol.

Daniel Reis 7º ano, Pias, Baixo Alentejo

Mercúrio

Sou estudante do 7ºano na Academia Música de Stª. Cecília e procuro máxima informação sobre Mercúrio. Poderão ajudar?

Estrelas

Porque não cai a lua, os planetas e as estrelas?

Eunice Maria Moreira

Olá! Estou neste momento a estudar para um teste de C. Fisico-Quimica e surgiu-me uma dúvida: como nascem as estrelas?

Marina Baltar

Planetas

Surgiu-me esta dúvida, e ao pesquisar na Internet tudo o que consegui descobrir foi que era devido à gravidade. No entanto gostava de saber um pouco mais: o que faz a gravidade nos planetas para que estes se tornem redondos? Os cometas e asteróides, sendo também afectados pela gravidade, não deveriam ser redondos como os planetas?

Bernardo Vasconcelos

Porque é que as órbitas dos planetas não são circulares?

Vera Patrício

Resposta de Tiago Hormigo

Buracos Negros

Olá! O meu nome é Marta Santos e estou no 11º ano. Os buracos negros foram sempre objectos celestes que me fascinaram, e agora decidi fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre eles, já que apesar de saber algumas coisas sobre eles existe tanta coisa que não conheço... Será que podem ajudar-me?O que eu gostava de saber é como seria uma hipotética viagem a um buraco negro.Que efeitos sofreria alguém que viajasse a um buraco negro e pudesse voltar para contar a história?Sabem se existem ilustrações na net que mostrem os possíves efeitos que causaria a proximidade a um buraco negro?

Desde já obrigada!

Respostas

Galáxias

Queria saber quantas galáxias há no Universo.

Beatriz Rodrigues Banha

Resposta de Máximo Ferreira

Meteoritos

Expliquem a seguinte questão: A lua é atingida por meteoritos mas, ao contrário da Terra, todos chegam à superficie e as crateras que provocam não desaparecem

Gonçalo Brandão

Outros

Interesso-me pela astronomia, tendo começado a estudar esta matéria há pouco tempo.Será que me poderiam indicar algumas ideias/objectivos daquilo que um astromomo amador observa? Sei que o 1º passo é observar as constelações, mas o que é que se faz a seguir?

Joana Patriarca