Procedimento experimental recomendado para o Modelo PX2



Procedimento experimental recomendado para o Modelo PX2


1. O Modelo Didáctico de Germinação PX2 tem 6 vasos (3x2) distribuídos em 2 grupos. O primeiro grupo (3x1) corresponde aos vasos para germinar as sementes St, designados por “Ensaio St”. O segundo grupo (3x1) corresponde aos vasos para germinar as sementes Se, designados por “Ensaio Se”.



2. Coloque o substracto nos vasos deixando cerca de 1 cm por preencher;

3. Regue bem o substracto sem que este fique encharcado;

4. Em seguida, para cada espécie, coloque 2 sementes Se e 2 sementes St em vasos diferentes conforme o esquema apresentado.



5. Cobrir as sementes com uma camada de substracto (aproximadamente 0.1 cm) e regar novamente para humedecer, mas com muito cuidado, para as sementes não ficarem destapadas (utilizar regador com crivo ou borrifador);

6. Em seguida, colocar as etiquetas, no vaso respectivo ao ensaio de cada espécie (atenção, são dois ensaios por espécie, o St e o Se) com a indicação: espécie, ensaio Se ou St e data da sementeira;

7. Inserir então os vasos no interior do germinador PX2, juntamente com um pequeno termómetro de bolbo (tipo jardim) e colocá-lo junto de uma janela com boa iluminação mas sem incidência directa da radiação solar. Colocar um segundo termómetro de bolbo numa zona de sombra de uma parede da sala onde se encontra o PX2, para leitura da temperatura do ambiente.

8. Criar uma ficha de registo para acompanhamento da experiência. Escrever o dia e hora de início da experiência, as espécies que foram colocadas a germinar (ensaio) as observações periódicas de rega, temperatura interior e exterior, evolução da germinação. Se for possível ler a humidade relativa por intermédio de um sensor portátil ou fixo, registar também este valor.

9. A partir daqui é necessário estabelecer uma rotina diária de acompanhamento, de preferência a uma hora fixa da manhã (p. ex. 9h00) cujas tarefas são :

• Verificar se a camada superficial do substracto está seca. Neste caso humedecê-la com o regador.

• Ler e registar na ficha, os valores de temperatura (e humidade relativa) indicadas nos sensores no interior e exterior do PX2.

- Observação e registo do dia do início da germinação (dia em que as plântulas emergem do substrato), para cada espécie e para cada tipo de semente (Se e St).
- Observar e registar o dia do aparecimento da(s) primeira(s) folha(s);

10. Ao fim de 30 dias do início da germinação de cada espécie, calcular a percentagem de germinação (proporção entre as sementes que deram origem a uma plântula viável (que apresente as estruturas essenciais para o seu subsequente desenvolvimento) e as que não germinaram ou aquelas que embora tenham germinado não apresentem uma plântula viável).

11. Transplantar para vasos individuais (a providenciar pela escola), inseri-los num tabuleiro (a providenciar pela escola) etiquetá-los e colocar o tabuleiro junto de uma janela com boa iluminação mas sem incidência directa da radiação solar.

12. Estabelecer uma nova rotina de acompanhamento das plantas, durante 30 dias, de preferência de 4 em 4 dias e a uma hora fixa da manhã (p. ex. 9h00) cujas tarefas são :

• Verificar se a camada superficial do substracto está seca. Neste caso humedecê-la com o regador.
• Ler e registar na ficha, os valores de temperatura (e humidade relativa) indicadas nos sensores no interior e exterior do PX2.
- Crescimento (em cm) da parte aérea de cada planta de cada espécie.
13. Ao fim destes 30 dias e através do estabelecimento de um gráfico, analisar o crescimento por espécie das plantas oriundas das sementes Se e St.

14. De seguida plantá-las num canteiro da escola e etiquetar mencionando: nome latino, nome vulgar, viagem espacial (sim ou não), data de germinação e origem da semente.

15. O professor da escola responsável pela experiência deverá enviar ao Ciência Viva (pulsar@ciencia.mct.pt), no fim do ensaio, uma cópia dos registos efectuados.


Modelo Didáctico de Germinação PX2 (pequeno), contém 6 pequenos vasos
Comprimento = 0,16 m
Largura = 0,11 m
Altura = 0,153 m
Volume útil = 1,5 dm3 (1,5 litros)
Superfície envolvente (transparente) = 0,05 m2


Vasos = 6
Dimensão vaso : Altura =0,04m ; Diâmetro (médio) = 0,04m
Volume vaso = 50 ml de terra
Volume total de terra = 300 ml




Voltar