O projecto na Escola Secundária Reynaldo dos Santos

A Escola Sec. do Prof. Reynaldo dos Santos fica localizada em Vila Franca de Xira, mais propriamente no Bom Retiro. Nesta Escola são leccionados Ensino Secundário e o Ensino Recorrente.A Escola é rica na produção de actividades extra-curriculares e na participação em eventos ligados à ciência.

Os alunos do 11º ano turma A, da área Científico-Natural, estão a desenvolver a temática "A Escola no Espaço", como um sub-projecto do projecto PULSAR e no âmbito da Área Escola.A adesão dos alunos ao projecto foi imediata, e encontram-se a trabalhar os subtemas "Efeitos da microgravidade no organismo humano", "Germinação de sementes" e "ADN" .Estes trabalhos terão como produto final a apresentação em cartaz e divulgação ao público em geral, em Dias Abertos levados a cabo para o efeito que culminarão com uma sessão de Comunicações proferidas pelos alunos (especialmente dirigidas aos Encarregados de Educação). Durante as Comunicações os alunos deverão transmitir ao público o seu trabalho.É ainda de referir que a Área Escola possui um projecto desenhado em Outubro, e prevê a participação das disciplinas de Ciências Físico-Químicas, Ciências da Terra e da Vida, Técnicas Laboratoriais de Biologia e Inglês. O trabalho final deverá, assim, reflectir a interdisciplina entre as várias disciplinas envolvidas.

A Escola Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira) dispõe de sensores nos laboratórios de Biologia e Química.Tem grupos de alunos a trabalhar sobre a germinação das sementes.Estão interessadas em fazer extracção de ADN, uma vez que têm grupos de alunos a fazer trabalhos sobre ácidos nucleícos e sua aplicação prática.