Projecto - PENCIL

PENCIL


Apresentação

O projecto PENCIL (Permanent European Resource Centre for Informal Learning ) foi coordenado pela rede de museus e centros de ciência que constituem o ECSITE (www.ecsite.net), combinando programas de intervenção no terreno com investigação académica para abordar o ensino informal das ciências.

Cada um dos 14 museus e centros de ciência, que integraram o consórcio, desenvolveu um projecto-piloto de forma a criar pequenas redes de escolas, alunos, associações de professores, centros de investigação e especialistas em educação e em comunicação em ciência. Um “centro de recursos” comum disponibilizou informação actualizada e acessível e acompanhou estes projectos-piloto de forma identificar critérios de inovação e de qualidade.

Os projectos piloto envolveram escolas do ensino básico e secundário e temas tão diversos como impacto das alterações climáticas no mar, química para o 1º ciclo, história da ciência, matemática, saúde, investigação forense, tecnologias do futuro, tecnologia alimentar e dimensão social da ciência.

No caso da Ciência Viva, o projecto-piloto Ludo-Matemática foi desenvolvido em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Matemática (www.spm.pt), a Associação de Professores de Matemática (www.apm.pt), a Associação ATRACTOR (www.atractor.pt) e o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia.

Mais informação sobre o projecto e materiais desenvolvidos encontra-se disponível no site.
Este projecto esteve integrado na iniciativa europeia NUCLEUS





Voltar