A Ciência Viva presta homenagem às mulheres cientistas portuguesas, que representam 45% do total de investigadores no nosso país e cujo trabalho notável tem sido fundamental para o progresso que a Ciência e a Tecnologia nacionais registaram nas últimas décadas.

Este agradecimento especial às cientistas culminou no lançamento do livro Mulheres na Ciência que não esgota a participação das mulheres portuguesas que fazem ciência, mas pretende ser uma mostra do seu envolvimento na aventura do conhecimento.

A primeira edição do livro reuniu 137 retratos de investigadoras portuguesas realizados pelos fotógrafos António Pedro Ferreira, Clara Azevedo, Daniel Rocha, José Carlos Nascimento e Luísa Ferreira.

A segunda edição, lançada em 2019, reuniu 109 novos rostos e testemunhos da investigação no feminino, captados pelas objectivas de Augusto Brázio, Gonçalo F. Santos, Rita Carmo e Rodrigo Cabrita.

O conteúdo existe também em versão digital num módulo permanente no Pavilhão do Conhecimento. Neste módulo, os visitantes têm a oportunidade de conhecer as investigadoras que vivem a emoção da descoberta.

“Este livro não esgota a participação das mulheres portuguesas que fazem ciência, mas pretende ser uma mostra do seu envolvimento na aventura do conhecimento. Convidámos investigadoras eméritas, cientistas seniores e jovens em começo de carreira e tentámos abordar o maior leque possível de áreas do conhecimento e de geografias”, refere Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva.

Da Biologia à Matemática, da Química às Ciências Sociais, da Física à Arqueologia, das Neurociências à Geografia, da Engenharia à História, das Ciências do Espaço à Filosofia, Mulheres na Ciência põe o foco em mais de duas centenas de investigadoras e noutras tantas histórias de sucesso que têm contribuído em muito para o enraizamento da ciência na sociedade portuguesa e que, espera a Ciência Viva, possam vir a inspirar jovens a seguir a sua vocação.

As duas edições do livro Mulheres na Ciência estão à venda na Loja do Pavilhão do Conhecimento, com o custo unitário de 25€.

Pesquisa:

Ver Todos os resultados