Água salobra

Início > Água salobra > Espécies > Salicórnia

Salicórnia (Salicornia ramosissima)
Água salobra
 
Água salgada
 
Estuários
 
Sapais
 
Lagoas
 
Entre-marés
 




Planta halófita da família Chenopodiaceae.



Distribui-se por todo o litoral costeiro desde o Oeste da Europa, ao Noroeste de África, desenvolve-se preferencialmente em pântanos, sapais salgados ou salinas temporariamente alagadas. É autóctone em Portugal e encontra-se disseminada por todo o litoral continental, sendo habitual nas áreas estuarinas e sapais.



Alimenta-se através da fotossíntese.



É uma planta terófita, anual ou bianual, ereta por vezes prostrada de 10 a 40 cm de altura, sem pelos, com raiz delgada, tem cor verde escura, por vezes amarelada ou mesmo em tons vermelho púrpura. O caule é ereto, translúcido, articulado, carnudo, bem ramificado e aparentemente sem folhas. No entanto, tem folhas opostas, soldadas entre si e com o talo formando um artículo carnudo. As flores são quase invisíveis, verdes, com anteras amarelas, e geralmente solitárias ou em grupos de três.



A sua capacidade de adaptação aos ambientes salinos está relacionada com a presença de carregadores de água, iões de amónio, entre outros, que desempenham um papel fundamental na proteção contra a desidratação em concentrações elevadas de sal. É cada vez mais apreciada pelos consumidores, conhecida por "sal verde" ou "espargo do mar", a salicórnia pode ser um ótimo substituto do sal. Está adaptada aos ambientes salinos, suportando a imersão por água salgada. Apresenta um elevado teor de sais e é rica em proteínas.



Esta espécie não sofre ameaças atualmente.


Não Avaliado
Dados Insuficientes
Pouco Preocupante
Quase Ameaçado
Vulnerável
Em perigo
Em perigo crítico
Extinto na natureza
Extinto