Água doce

Início > Água doce > Espécies > Lagostim-vermelho-do-Louisiana

Lagostim-vermelho-do-Louisiana (Procambarus clarkii)
Água doce

Rios, Ribeiras, Barragens

Crustáceo decápode da família Cambaridae.

Espécie invasora em território europeu, nativa do nordeste do México e do centro e sul dos EUA. Foi introduzido intencionalmente em todos os continentes (exceto Antártida e Oceânia) para aquacultura, consumo humano e como isco na pesca. Em Portugal apareceu em 1979 e está espalhada por, pelo menos, 11 bacias hidrográficas: Douro, Leça, Vouga, Mondego, Lis, ribeiras do Oeste, Tejo, Sado, Mira, ribeiras do Algarve e Guadiana.

A espécie é omnívora, entre os animais que podem ser predados incluem-se moluscos, insetos, vermes, larvas, girinos e mesmo alguns peixes (e.g. ovos de ruivaco-do-oeste). Os alimentos mais consumidos são, no entanto, de origem vegetal.

O lagostim-vermelho-do-Louisiana pode atingir 15 centímetros de comprimento. Os adultos são de cor vermelha escura, laranja ou avermelhada. O corpo encontra-se dividido em cefalotórax e abdómen. Na cabeça situam-se um par de antenas e um par de anténulas. No tórax encontramos 5 pares de extremidades (pereiópodes), um par de quelíceras e outros 4 pares têm funções locomotoras.

É a espécie invasora de lagostim mais bem-sucedida do mundo, mudando o seu padrão alimentar com o aumento da temperatura da água. É um grande escavador, podendo causar danos no leito dos rios, em dique e barragens de terra e em culturas, particularmente na do arroz. Os seus hábitos de alimentação podem alterar os ecossistemas nativos. Compete e elimina os lagostins de água doce autóctones e é vetor de um fungo que causa grandes danos noutros lagostins. Também é vetor de vírus que afeta outras populações de lagostins de água doce e vários vermes parasitas de vertebrados. Esta espécie tornou-se rapidamente num recurso alimentar muito importante para vários predadores (e.g. lontra-europeia).

Esta espécie não sofre ameaças atualmente, mas ela é uma ameaça – considerada uma espécie exótica invasora.

Não Avaliado