21 e 22 de março de 2025
Aprender fora da sala de aula é cada vez mais importante. A aprendizagem no exterior promove o desenvolvimento de competências nos estudantes ao mesmo tempo que aumenta o bem-estar e a saúde física da comunidade escolar. Mas como podemos estimular esta aprendizagem nas escolas?
Na 6.ª Conferência de Professores Aprender Fora da Sala de Aula celebrámos a aprendizagem no exterior. É apenas uma questão de prática e, rapidamente, percebemos que aprender na natureza é mais fácil do que imaginamos.
Nas sessões plenárias de 21 de março, conhecemos as vantagens de aprender fora da sala de aula e o contributo que as Soluções Baseadas na Natureza têm a dar para melhorar o ambiente escolar. Depois, seguimos caminho pelos percursos interpretativos: como é que nos ajudam a explorar o património natural e a reinventar os espaços exteriores das escolas? Ainda em movimento, percebemos o papel fundamental do desporto para as competências dos estudantes e, na reta final, desmistificamos algumas questões associadas à aprendizagem fora da sala de aula. Terminámos com exemplos de projetos de exploração de espaços verdes, do eixo Aprender Fora da Sala de Aula.
Durante as sessões práticas de dia 22 de março, os professores desenvolveram georoteiros nas escolas, exploraram ferramentas que estimulam a motricidade nos estudantes, planificaram a criação de um jardim sensorial e aprenderam a delinear um plano de ação verde a partir de Soluções Baseadas na Natureza.
ORADORES CONVIDADOS
Andresa Marques
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa)
Caroline Louvet dos Santos
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra
Francisca Aguiar
Instituto Superior de Agronomia (ISA)
Helena Ribeiro
Escola Básica do Falcão, Agrupamento de Escolas do Cerco
João Martins
Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Margarida Valadares
Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique, Casa Pia de Lisboa
Maria João Lagoa
Universidade da Maia (UMAIA) e Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD)
Nuno Ferro
Sociedade Portuguesa de Educação FÃsica
Paula Gonçalves
Centro de Conservação das Borboletas de Portugal (TAGIS), Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c)
Pedro Reis
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Rui Mendes
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação