Inscrições para o ano letivo 2024/2025
Valores apresentados em percentagem do total de insetos observados nas escolas participantes
Em Portugal existem mais de 1000 espécies de insetos polinizadores, entre abelhas, abelhões, vespas, moscas, borboletas e escaravelhos.
Mas estes pequenos animais estão a sofrer graves ameaças, como a urbanização e a fragmentação dos habitats, que reduzem a sua distribuição geográfica, a agricultura intensiva, que destrói os prados e recorre ao uso intensivo de pesticidas, e as alterações climáticas, com a subida das temperaturas e a dessincronização entre as épocas de floração e o ciclo de vida dos insetos.
Se os insetos polinizadores desaparecerem, a maioria das plantas não conseguirá reproduzir-se e acabará também por desaparecer. Como consequência, os humanos e outros animais, deixarão de ter importantes fontes de alimentos ao seu dispor (frutos, sementes, etc.) e os ecossistemas naturais ficarão muito fragilizados.
Professores e alunos transformam a escola num espaço amigo dos insetos polinizadores.
Formação para docentes
A biodiversidade da escola é observada e estudada pelos alunos.
Formação para docentes
Os alunos desenvolvem ações de sensibilização para a importância dos insetos polinizadores.
Formação para docentes
Para se reproduzirem, as plantas com flor precisam de transferir os grãos de pólen dos estames (órgãos masculinos) para os carpelos (órgãos femininos, onde se encontram os óvulos), e desta forma produzir sementes que irão dar origem a novas plantas.
O transporte de pólen de flor para flor pode ser feito através do vento ou até mesmo da água, mas cerca de 90% de todas as plantas com flor precisam da ajuda de insetos para se reproduzirem, o que inclui não apenas as plantas dos ecossistemas naturais mas também das culturas agrícolas. Esta relação entre plantas e insetos é benéfica para ambos: para que o pólen possa viajar de flor para flor com a ajuda dos insetos, estes recebem como recompensa um saboroso e nutritivo néctar produzido pelas plantas. As abelhas dependem ainda mais da polinização do que os outros insetos, pois as suas larvas alimentam-se exclusivamente de pólen. Talvez por isso as abelhas sejam responsáveis por cerca de 80% de toda a polinização feita por insetos.
Fique a conhecer com mais detalhe a importância dos insetos polinizadores, as ameaças a que estão expostos, e o que fazer para promover a sua conservação.
Prefere flores brancas, azuis, lilases e amarelas. Necessita de uma plataforma de aterragem ou pétalas grandes, muitas vezes com guias até ao néctar.
Está dependente de plantas da família Asteraceae, tal como os dentes-de-leão, e pode pernoitar no interior das flores que fecham ao final da tarde.
Importante polinizador, robusto, peludo e com uma longa probóscide (semelhante a uma tromba). Há plantas que são polinizadas apenas por este inseto.
Poliniza flores abertas, largas, com espaço para pousar e com néctar de fácil acesso. Emita as vespas e as abelhas para afastar predadores.
Prefere flores de cores vivas e em forma de tubo. Necessita de uma “plataforma” horizontal para pousar, já que permanece quieta enquanto suga o néctar das flores.
Gosta de flores grandes e abertas, e não necessita de pistas de aterragem. Alimenta-se de grãos de pólen e de partes das flores.
Escola Básica de Searinha, Marco de Canaveses
Escola Básica de Junqueira, Vilar do ParaÃso, Vila Nova de Gaia
Escola Básica Escultor António Fernandes Sá, Gervide, Vila Nova de Gaia
Escola Básica de São Paio, Canidelo, Vila Nova de Gaia
Escola Básica do Olival, Vila Nova de Gaia
Centro Social de Bairro, Vila Nova de Famalicão
Escola Básica de Celeirós, Braga
Escola Básica da Ericeira, Mafra
Escola Secundária José Saramago, Mafra
Escola Básica de Sintra
Escola Secundária da Moita
Colégio Corte Real
Escola Básica Maria do Carmo Serrote, Sesimbra
Escola Básica Hermenegildo Capelo, Palmela
Escola Básica de Santa Marta do Pinhal, Corroios, Seixal
Escola Básica n.º 1 de Alfeite, Almada
Escola Básica Dr. António Colaço, Castro Verde
Escola Básica n.º 2 de Silves
EB/PE de Santo António e Curral das Freiras, Funchal, Madeira
Escola Básica Salgueiro Maia, Fazendas de Almeirim
Escola Básica de Sever do Vouga
Escola Secundária de Amares
Jardim de Infância de Vila Nova de Poiares
Escola Secundária D. Pedro V, Lisboa
Escola Básica José Cardoso Pires, São Brás, Amadora
David Avelar, Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
José Grosso-Silva, Museu de História Natural e da Ciência, Universidade do Porto
César Garcia, Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Universidade de Lisboa