Desafio

Exóticas por todo o lado

© Ciência Viva 2024

Junte-se a este desafio com os seus alunos

FIQUE A CONHECER ESPÉCIES EXÓTICAS E INVASORAS
E A IMPORTÂNCIA DAS ESPÉCIES NATIVAS

No nosso dia a dia cruzamo-nos com uma enorme variedade de espécies de seres vivos. Algumas são atualmente tão comuns que nem nos apercebemos que foram introduzidas no nosso território: são as chamadas espécies exóticas.

As espécies exóticas podem ser introduzidas de forma intencional ou acidental. Muitas vezes adaptam-se tão bem que colonizam novas áreas e podem causar desequilíbrios nos ecossistemas, na economia e até na saúde pública. Quando isto acontece, passam a ser espécies invasoras.

O que as escolas vão fazer?

• OBSERVAR A BIODIVERSIDADE

• DISTINGUIR ESPÉCIES NATIVAS, EXÓTICAS E INVASORAS

• CONHECER AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA EXISTÊNCIA DE ESPÉCIES EXÓTICAS E INVASORAS

• PROMOVER A CONSERVAÇÃO DAS ESPÉCIES NATIVAS

Etapas do desafio

1.  Leve os seus alunos para o pátio da escola e observem em conjunto a biodiversidade. De onde serão originárias as espécies que observam?

2.  Explorem os recursos deste desafio. Sigam a sequência completa ou escolham apenas alguns recursos, de acordo com o tempo disponível.

3.   Enviem-nos uma fotografia das vossas atividades. Vamos partilhá-la nesta página para dar a conhecer o que fizeram na vossa escola!

Quem é quem?

nativa

Também chamada de autóctone ou indígena

Espécie que ocorre naturalmente numa região

exótica

Também chamada de alóctone, introduzida ou não indígena

Espécie que ocorre fora da sua área de distribuição natural

naturalizada

Espécie exótica que se reproduz sem ajuda humana mas que coexiste em equilíbrio com as espécies nativas

invasora

Espécie exótica que desequilibra o normal funcionamento e estrutura do ecossistema local, tendo potencial para se dispersar por extensas áreas

Convidamo-lo a iniciar este desafio com os seus alunos dando uma volta ao mundo pelas espécies exóticas para descobrirem a origem da biodiversidade presente nas cidades portuguesas. De seguida, olhem com atenção para as ementas escolares e descubram as espécies exóticas na alimentação e que características as tornaram tão atrativas ao longo da nossa história. Munidos de um friso cronológico, explorem as diferentes razões que levaram à introdução das espécies exóticas e descubram quando, como e porquê.

Aproveitem a boleia e usem as vossas habilidades de detetive para descobrir quem é quem no mundo das exóticas. A seguir, continuem este desafio combinando a procura de informação científica com a construção de argumentos, num role play que os vai pôr a refletir sobre os problemas e benefícios das espécies exóticas. Para terminar em grande, arregacem as mangas e ajudem a promover espécies nativas na escola!

Recursos

1.

Volta ao mundo pelas espécies exóticas

2.

Espécies exóticas na alimentação

3.

Introdução de espécies exóticas em Portugal: Quando, como e porquê?

4.

Quem é quem?

5.

Role playing - Vamos introduzir uma espécie exótica?