CADERNO "ONDE ESTÁS?"

Materiais para Observar e Experimentar

  

  

São propostas algumas experiências e actividades de observação dirigidas a crianças a partir dos oito anos de idade. Estas actividades poderão ser utilizadas como estímulo à observação por pais ou professores do ensino básico.


Este caderno é acompanhado por uma bússola e cinco cartolinas de onde podem ser recortados um globo terrestre, um relógio de sol, um transferidor, um quadrante e um nocturlábio.


A construção e a utilização destes instrumentos são um estímulo para a observação do mundo que nos rodeia.


Este caderno é completado pelo texto Latitudes e Longitudes.


Ficha Técnica


Texto e concepção de instrumentos: Rui Dilão


Revisão e Sugestões: Maurice Bazin, Elisa Figueira, Helena Fonseca, Carlos Rodrigues e equipa da Unidade Ciência Viva.


Comentários ao texto: Ana Teodoro, Dulce Marcelino, Suzana Andrade e Maria João Marujão.


Arranjo Gráfico: FPGB design


Edição Internet: Guache Mágico


Teste de actividades em escolas: E. S. Luísa de Gusmão (Lisboa), E. S. Rainha D. Amélia (Lisboa), E. S. José Régio (Vila do Conde), EB2,3 D. Manuel I (Alcochete) e Colégio de Quiaios. Aos professores e alunos que colaboraram neste teste os nossos agradecimentos.


Agradecimentos: A imagem da Terra e do Sol das páginas 2 e 5 foram obtidas no arquivo fotográfico da NASA. A figura do astrolábio foi cedida pelo Museu de Marinha. Algumas das figuras da Terra foram cedidas por John Walker. O globo terrestre foi construído a partir dos dados 88-MGG-02, Digital Relief of the Surface of the Earth, NOAA, National Geographic Data Center, Boulder, Colorado, 1988. A estas entidades os nossos agradecimentos.


© Ministério da Ciência e da Tecnologia, 1999


http://www.cienciaviva.pt