Materiais [ Home ] O relógio de sol Página Anterior  Página Seguinte  

O Sol é uma estrela, uma bola de gás muito quente que nos dá o calor e a luz necessários à vida.

Esta é a imagem do Sol, fotografada do espaço. Como vês, é uma enorme bola de fogo que lança as suas chamas pelo espaço, iluminando e aquecendo a Terra.

No Verão, o Sol sobe mais alto no céu e os dias são mais longos que as noites. De Inverno o Sol não sobe tanto, há menos horas de luz e por isso está mais frio.


  • Quando o Sol está mais alto no céu atinge-se o meio do dia. Podes saber quando é o meio do dia através das sombras. Olha para as sombras das árvores ou dos edifícios quando vais de manhã para a escola: as sombras são longas pela manhã; ao meio do dia, as sombras são menores e, pela tarde, são outra vez maiores.


  • Sozinho ou com amigos marca um ponto no chão, num sítio largo, onde possas fazer riscos. O ideal seria no pátio da escola. Coloca-te sobre a marca e pede a um amigo que assinale com giz o fim da tua sombra.
    Volta à tua marca de meia em meia hora ou de hora a hora, marcando com o giz o fim da tua sombra.
    O comprimento da tua sombra e a sua direcção variam ao longo do dia.
    Ao meio do dia a sombra vai ser mais curta, e ao princípio ou ao fim do dia a sombra vai ser mais longa.

  • Agora podes traçar uma linha que passe pelos vários pontos que marcaste. Volta a colocar-te na marca central e vira-te para o ponto sobre a linha que está mais perto de ti. Nesse momento acabaste de te virar para o Pólo Norte da Terra. Verifica com a tua bússola.
    Podes agora traçar no chão a rosa-dos-ventos com os pontos cardeais!


  • O Sol está mais alto no céu quando se atinge o meio do dia. Ao nascer e ao pôr do Sol a sua sombra é mais longa. Assim, podes construir um relógio que te permite saber qual a hora do dia.

  • Recorta o teu relógio de Sol da cartolina e dobra-o de modo a que fique como na figura.
  • Recorta a marca em U e dobra-a pelo tracejado.
  • Recorta a bolinha preta do mostrador de modo a caber uma palhinha de refresco.
  • Cola as abas cinzentas da cartolina à parte inferior do relógio de Sol e introduz uma palhinha de refresco no orifício.
  • Inclina a palhinha de modo que a sua parte de baixo encaixe no bocadinho de papel que ficou levantado.


  • Coloca o teu relógio de Sol num sítio iluminado, ao ar livre, à janela ou na varanda.

  • Com a ajuda da tua bússola, orienta o teu relógio de Sol pelas direcções cardeais marcadas na cartolina.

    O teu relógio de Sol está já a funcionar. A sombra da palhinha indica-te aproximadamente a hora solar sobre o mostrador da cartolina. Na Primavera e no Verão a sombra da palhinha incide sobre o mostrador exterior, no Outono e no Inverno a sombra incide no mostrador interior.

    Se colocares o relógio de Sol à tua janela saberás sempre quando é de manhã ou de tarde, ou se é meio-dia. Com um pouco de prática não precisarás de olhar para o teu relógio de pulso para perceberes quanto tempo passou. Para além disto, podes ainda saber se estás na Primavera-Verão ou no Outono-Inverno.
    Mas nota que no Verão o nascer do Sol é antes das 6 horas solares e que o pôr do Sol é também mais tarde. No Inverno é precisamente o contrário. Isto acontece porque no Verão os dias são mais longos que as noites e no Inverno as noites são mais longas que os dias.



  •   Materiais   Página Anterior  Página Seguinte