Índice [ Home ] A Terra gira à volta do Sol! Página Anterior  Página Seguinte  

Cedo, habituámo-nos a observar que o dia se sucede à noite e que a noite se sucede ao dia. Porquê?

Porque vemos o Sol nascer, percorrer o céu e iluminar-nos. Mas ao fim do dia ele desaparece por detrás dos montes ou no mar. Então, surgem as estrelas e a Lua, nascendo e desaparecendo para de novo dar lugar ao Sol.

As pessoas que viveram há muitos, muitos anos, pensavam que o Sol se movia em torno da Terra. Mas, há cerca de 450 anos, Nicolau Copérnico mostrou que a Terra se move em torno do Sol, e os dias se sucedem às noites e as noites aos dias, porque a Terra gira sobre si própria.


A Terra, no seu movimento em volta do Sol, percorre uma trajectória aproximadamente circular. A Lua roda em volta da Terra e acompanha no seu movimento em torno do Sol.



  • Será que durante o dia não conseguimos ver as estrelas apenas porque a luz do Sol é muito intensa?

  • Observa o céu com atenção durante o lusco-fusco e vê as estrelas a ficarem cada vez mais nítidas.
  • Nicolau Copérnico nasceu no ano de 1473 na Polónia, na altura em que os Portugueses acabavam de descobrir a costa Africana até ao golfo da Guiné.
    Copérnico dedicou-se ao estudo da medicina, das leis e da astronomia.
    Foi Copérnico quem pela primeira vez apresentou provas convincentes de que a Terra gira em torno do Sol. Escreveu as suas ideias no livro Sobre a Revolução dos Corpos Celestes, publicado no ano de 1543, em Nuremberga, na Alemanha. Neste ano, reinava em Portugal D. João III e os Portugueses começavam a aventurar-se para o Japão.

    Hoje, com os foguetões e as naves espaciais, podemo-nos afastar muito da Terra e observar que ela se desloca em torno do Sol, dando uma volta completa em aproximadamente 365 dias e 6 horas. Das naves espaciais podemos ainda fotografar a Terra e olhar para mais longe no universo.


    Estação espacial orbitando em torno da Terra. O movimento desta estação orbital em torno da Terra é muito semelhante ao movimento da Lua em torno da Terra. A Lua está apenas mais longe.


    Assim como da Terra se vê a Lua, da Lua também se vê a Terra. Esta fotografia da Terra foi tirada da nave espacial Clementine quando esta se encontrava perto da Lua.

    Terra vista do espaço, a 1000 km de altitude, na vertical de Lisboa.

    O ano tem 365 dias e 6 horas, que é aproximadamente o tempo que a Terra demora a dar uma volta em tornodo Sol. Por isso, no nosso calendário existem anos com 365 dias e anos com 366 dias. Os anos com 366 dias designam-se por anos bissextos. Sabendo que o ano de 1996 teve 366 dias e 1997 teve 365 dias, sublinha na lista seguinte os anos com 366 dias.



      Índice   Página Anterior  Página Seguinte