O ASTROLÁBIO E O QUADRANTE

Caderno "Onde Estás?

  

  

O astrolábio é um instrumento que serve para medir ângulos.
Há muito tempo, há cerca de 500 anos, os navegadores portugueses que chegaram às ilhas dos Açores, Cabo Verde e ao Brasil, usaram o astrolábio para não se perderem no mar. Com o astrolábio eles podiam marcar a sua posição sobre a Terra, medindo o ângulo que o Sol fazia com o horizonte.


Astrolábio que os navegadores portugueses utilizaram nos navios para medir a altura do Sol ao longo do dia.

Medindo com o astrolábio o ângulo que o Sol faz com o horizonte.

Com um astrolábio podes determinar a altura da tua casa, da tua escola ou das árvores de um jardim. O mesmo pode ser feito com um quadrante, que é como se fosse a quarta parte de um astrolábio.

Experiência

  • Recorta o quadrante da cartolina e dobra as abas.
  • Introduz uma palhinha de refresco nas abas do quadrante.
  • Com uma agulha faz passar uma linha de coser pela bolinha que está marcada no quadrante. Ata as duas pontas da linha, de modo que o quadrante passe pela argola de linha.
  • Prende um peso na linha de modo que esta fique esticada.

    O teu quadrante deverá ter o seguinte aspecto:


    Tem muito cuidado ao usares o teu quadrante: nunca espreites pela palhinha para o Sol porque podes queimar-te nos olhos.

  • Com o teu quadrante podes agora medir o ângulo que o Sol faz com o horizonte. Pega no quadrante com uma mão e vira a palhinha para o Sol. Coloca a outra mão no outro extremo da palhinha e inclina o quadrante de modo a veres um pontinho luminoso na palma da tua mão. Lendo o número por onde passa a linha, saberás o ângulo que o Sol faz com o horizonte. De manhã cedo, este ângulo é pequeno e ao meio do dia ele é maior. Se repetires a experiência com o transferidor verás que os ângulos medidos com o quadrante e o transferidor são iguais!

    Mas o quadrante também serve para determinar a altura de uma árvore num jardim.

    O teu quadrante tem, de um lado, uma escala em graus, igual à do transferidor, que dá uma inclinação ou um ângulo com a linha horizontal. Do outro lado, dá-te a altura de um objecto.

    Para determinar a altura de uma árvore num jardim faz assim:

  • Escolhe uma árvore de que queiras medir a altura. Afasta-te da árvore 5 metros. Isto é, dá cinco passos muito grandes em linha recta numa direcção qualquer e vira-te para a árvore.

  • Pega no quadrante e espreita pela palhinha para o topo da árvore. A linha indica-te um número na escala dos 5 metros de uma das faces do quadrante.
    Esse número é a altura da árvore, medida a partir da altura dos teus olhos.

  • Para saberes qual a altura total da árvore, basta medires a distância que vai dos teus olhos ao chão e somar ao número que leste no quadrante.
    Por exemplo, se leste 3,5 m no quadrante e se tens 1,20 m, a altura da árvore é de 3,5 m + 1,20 m = 4,70 m.
    Do outro lado do quadrante, está marcado o ângulo com que estás a ver a árvore. Quanto mais alta é a árvore, maior é o ângulo!

  • Podes repetir esta experiência com casas mais altas e a uma distância de 10 metros. Mas neste caso lê a altura na escala dos 10 metros do teu quadrante.