Materiais [ Home ] Medir ângulos e comprimentos Página Anterior  Página Seguinte  

Um ângulo é a medida de uma rotação ao longo de uma circunferência.
Por exemplo, ao dares uma volta completa com o teu dedo sobre a superfície de uma laranja ou de uma bola, quando voltas ao ponto de partida percorreste um ângulo de 360 graus. Ou seja, rodaste um ângulo de 360 graus sobre a bola ou a laranja.


  • Recorta o transferidor da cartolina. Um transferidor é uma régua especial que serve para medir os ângulos ao longo de uma circunferência.

  • Com o teu transferidor podes agora traçar uma meia circunferência e medir os ângulos quando percorres a circunferência a partir do lado direito. O pontinho negro que está marcado no transferidor é o centro da circunferência.
  • Na figura estão traçados os ângulos de 0 graus, 30 graus, 60 graus e 90 graus.
    Meia circunferência são 180 graus e uma circunferência completa são 360 graus. Quando o Sol está mais alto no céu, o ângulo que o Sol faz com a linha do horizonte é maior. Ao nascere ao pôr do Sol, ele está deitado no horizonte e o seu ângulo é muito pequeno. A linha dos 0 graus é a linha do horizonte.

  • Pega no transferidor e num lápis.

  • Alinha o teu transferidor com o Sol de modo que a sombra do transferidor seja o mais fina possível. Coloca o bico do lápis sobre o bordo do transferidor de modo que a sua sombra passe pela ponto preto do transferidor. O bico do lápis indica um número, na escala do transferidor, que é o ângulo que o Sol faz com a linha do horizonte!



  •   Materiais   Página Anterior  Página Seguinte