Verdilhão

© Ciência Viva

Verdilhão

Chloris chloris

Explorar os outros animais

É uma ave pequena, com cerca de 15 cm, mas com aspeto robusto. O macho é verde na parte superior e amarelo na parte inferior, apresentando uma mancha amarela notória na asa fechada. A fêmea apresenta uma tonalidade mais acastanhada. Ambos apresentam uma cauda bifurcada.

Tem um bico forte, curto e grosso adaptado a comer sementes, embora possa alimentar-se também de bagas e, por vezes, até de insetos. Frequenta muitas vezes os alimentadores para aves.

É uma ave residente e pode ser observada em todo o país. Frequenta bosques, pomares, zonas agrícolas, jardins e parques. No Inverno pode formar bandos de tamanho considerável.

Constrói o ninho em forma de taça muito robusta em árvores ou arbustos, usando raminhos e palhas. O interior é cheio com pelos, penas ou ervas macias.

Pode por até 6 ovos azuis claros com manchas pretas, sendo incubados durante cerca de duas semanas. As crias nascem indefesas, mas são capazes de voar ao fim de cerca de 15 dias.

Curiosidades

Tem uma vocalização característica, semelhante a um assobio.

A fêmea é semelhante à fêmea do pardal-comum (Passer domesticus), mas o verdilhão possui uma mancha amarela na asa fechada.

Pode ser confundido com o Lugre (Spinus spinus) por observadores menos experientes, embora o Lugre apenas seja observado durante o Inverno.

Vivem, em média, cerca de 2 anos, embora alguns registos tenham encontrado aves com 12 anos de idade