Formação

Todas as formações têm uma forte componente prática de exploração dos espaços fora da sala de aula, seguindo sempre a metodologia pedagógica da aprendizagem activa no ensino das ciências (IBSE, do inglês Inquiry-Based Science Education). Para mais informações e inscrições visite a página do Centro de Formação Ciência Viva.

 

ACÇÕES DE CURTA DURAÇÃO

 

Dos livros infantis à exploração prática das Ciências

Códigos de docência 100 e 110

 

Os professores serão, durante a formação, envolvidos na exploração da Botânica e da Zoologia a partir da leitura de livros infantis do Plano Nacional de Leitura. Serão partilhadas ideias e recursos para que os professores possam desenvolver com os seus alunos actividades de exploração e investigação fora da sala de aula, tendo os livros infantis como recurso de excelência e em ligação com as metas, orientações curriculares e aprendizagens essenciais.

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

 

Datas da Formação

10 de Novembro de 2018 | Inscrições encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.



CURSOS DE FORMAÇÃO

 

Aprender com as hortas biológicas

Códigos de docência 100 e 110


Esta acção de formação pretende envolver os professores do 1.º ciclo do ensino básico e os educadores de infância do ensino pré-escolar na exploração da Ciência fora da sala de aula, utilizando as hortas biológicas nos pátios escolares como ponto central para a aplicação da metodologia pedagógicas IBSE (Inquiry-Based Science Education). Pretende-se dotar os professores e educadores de ferramentas, recursos e ideias que lhes permitam usar as hortas biológicas como base para a aprendizagem da Botânica e da Zoologia, mas também da Geologia, da Matemática e da Educação Ambiental, sempre em forte ligação com as metas e orientações curriculares. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-100009/17).

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva | EB de Santo António - Agrupamento de Escolas Rainha D. Leonor (Lisboa)


Datas da Formação

14, 23 e 30 de Março, 6 e 27 de Abril, 4 e 25 de Maio de 2019 | Inscrições encerradas | Gratuita

Mais informações aqui.

 
 


FORMAÇÕES ANTERIORES

 

 

A aprendizagem da Geologia nos pátios escolares

Códigos de docência 100 e 110


Durante esta acção de formação os professores irão aprofundar os seus conhecimentos de Geologia e de Paleontologia, usando como ferramenta de trabalho os pátios escolares. Será uma óptima oportunidade para ficarem a conhecer algumas actividades de exploração destas áreas científicas.




A aprendizagem da Botânica nos pátios escolares

Códigos de docência 100 e 110


Com esta acção de formação os professores irão aprender a explorar os pátios da escola como locais centrais para a aprendizagem da Botânica nas suas diferentes vertentes, como a diversidade, morfologia, habitats, adaptações, ciclos de vida, relações bióticas e abióticas, entre outras.




A aprendizagem da Zoologia nos pátios escolares

Códigos de docência 100 e 110


Esta acção de formação pretende dar competências e ferramentas aos professores para explorarem com os seus alunos a Zoologia nos pátios das escolas, ao nível da diversidade, morfologia, habitats, adaptações, comportamento, entre outras temáticas.

PARTILHE