Chapim-real

Parus major
© Ciência Viva

Chapim-real

Parus major


Explorar os outros animais

Ave colorida, com o dorso esverdeado e asas e cauda azuis claras. A cauda possui as penas exteriores brancas. Possui uma cabeça preta, com faces brancas grandes e a zona do peito e abdómen amarelos com uma larga faixa preta vertical ao meio. Esta faixa é mais larga nos machos, prolongando-se até ao meio das patas.  

É a maior do grupo dos chapins, com cerca de 14 cm de comprimento, sendo aves muito adaptáveis a diferentes ambientes.

Alimenta-se de invertebrados embora consuma também frutos e sementes, sobretudo no Inverno. Usam o bico para partir alimentos maiores como bolotas ou amendoins dos alimentadores, usando a mesma técnica para matar as lagartas e borboletas noturnas de que se alimentam.

Podem ser observadas durante todo o ano, uma vez que são aves residentes. São comuns em bosques de coníferas, mas surgem também em jardins e parques.

Nidifica em cavidades dentro das árvores ou em caixas-ninho, onde colocam palhas, musgo, pelos e penas para formar uma taça. Colocam entre 6 e 9 ovos brancos com manchas avermelhadas. A incubação dura cerca de 15 dias. As crias nascem indefesas e sem penas, voando ao fim de cerca de 20 dias.


Curiosidades

Os machos possuem vastos repertórios de cantos, que vão adquirindo ao longo da vida, podendo efetuar até 40 chamamentos/canções diferentes.

As crias, quando nascem, pesam cerca de 1 grama, aumentando o seu peso cerca de 15 vezes até sair do ninho.  

O esforço realizado para alimentar as crias seria o equivalente a um progenitor humano necessitar de trazer 100kg de comida para casa, todos os dias, durante três semanas!

Pode ser confundido com o Chapim-azul (Cyanistes caeruleus) por observadores menos experientes.

Vivem, em média, cerca de 3 anos, embora o maior registo indique 13 anos de idade.


Se encontrou este animal na sua escola, diga-nos:

* Campos Obrigatórios.