Para ajudar os insetos polinizadores que visitam a sua escola, os alunos do Clube Amigos do Ambiente da Escola Básica 2,3 D. Fernando II em Sintra construíram um hotel de insetos.
Os alunos têm tirado algumas fotos de polinizadores em ação e foi criado um grupo no iNaturalist onde partilham as fotos tiradas no recinto escolar. O mote é "Polinizadores apanhados em flagrante, na Escola Secundária José Gomes Ferreira". Planeiam construir canteiros com mais espécies destinadas a atrair polinizadores, para partilhar com a restante comunidade escolar. Já construíram também um hotel de insetos.
Os alunos da Escola Secundária da Amora possuem um canteiro com plantas silvestres nativas para ajudar os insetos polinizadores. Possuem, neste momento, dois projetos na plataforma iNaturalist - ESA Biodiversidade e Polinizadores na ESA – onde partilham fotos das observações que realizam. Para continuar a enriquecer o canteiro, recolheram sementes de dente-de-leão e semearam outras plantas nativas e hortícolas. Brevemente planeiam construir e instalar um hotel de insetos.
Fizemos uma intervenção no espaço de cultivo onde fazemos as plantações, adicionando uma vedação e novo ponto de água. Nas salas os grupos estão a desenvolver projetos de germinação de diferentes espécies como o chuchu, túlipas, batata-doce, entre outras. Na sala 11 construímos um borboletário com 4 lindas pupas adormecidas que acompanham as amigas minhocas e os amigos caramujos. Construíram também comedouros para aves que foram aplicados nas árvores e outros espaços da escola. A próxima etapa é a construção do hotel de insetos, para fornecer abrigo aos polinizadores, além do alimento já disponível.
Atualmente, começámos a construir canteiros para plantar diversas espécies de plantas, de modo a atrair insetos polinizadores. O hotel de insetos é outra forma de atrair insectos polinizadores e a limpeza do espaço verde permite que existam condições mais favoráveis para o desenvolvimento das espécies criadas nos canteiros. Finalmente, a criação de minhocas possibilita a produção de húmus e auxilia no arejamento dos solos. Alunos do Clube de Ciências - JCA
O Clube de Ciência Viva da Escola Secundária Rainha D. Amélia procedeu à plantação de 30 plantas de Alfazema na horta da escola. E, para ajudar os polinizadores, estão também a requalificar outros espaços, onde semeara camomila e outras plantas aromáticas. Os Polinizadores entraram já em Ação! As borboletas da espécie Malhadinha (Pararge aegeria) e as Abelhas-melíferas (Apis mellífera) foram das primeiras a aparecer.
Como arranque do projeto, os alunos realizaram a limpeza dos espaços verdes envolventes e aproveitaram para recolher materiais para construir, em breve, hotéis para insetos, ajudando deste forma estes animais a encontrar abrigo e local para se reproduzir. Além disso, estão a tratar dos espaços verdes e vão plantar couves e plantas aromáticas como o alecrim de modo a embelezar o espaço e criar locais de alimentação para os insetos polinizadores.
Após a inscrição da nossa escola no desafio "Polinizadores em ação" as turmas do 8ºA e do 8ºE foram as selecionadas para o implementarem: os alunos do 8ºA irão reutilizar pneus para fazer canteiros com plantas para atrair e garantir alimento aos insetos enquanto os alunos do 8ºE irão construir hotéis de insetos, tendo os alunos começado já a sua planificação.
No âmbito do Desafio Polinizadores em Ação, os alunos ajudaram a preparar os novos canteiros da horta, onde plantaram e semearam alfaces e leguminosas. Além disso, enriqueceram-nos com plantas aromáticas como é o caso do alecrim e da alfazema. Durante as férias de Natal, envolveram igualmente as famílias dos alunos e construíram hotéis de insetos para colocar no seu pátio da escola.
Os alunos têm explorado a horta onde possuem um canteiro de couves. Para ajudar as lagartas das borboletas, apanham apenas as folhas maiores e deixam a couve enraizada para que complete o seu ciclo de vida. Assim conseguem também observar as suas flores, que servem de alimento a outros insetos polinizadores e, no final, obter novas sementes para semear. Além de outras plantas hortícolas, possuem ainda nos canteiros alfazemas e alecrim já há alguns anos, contribuindo para a biodiversidade.
Foi feita uma saída de campo para observar de perto os dentes-de-leão. Trabalharam ainda a história "Januária, a couve" da coleção Montanha Encantada, através da leitura do livro e fazendo uma pesquisa na internet. Além disso, realizaram registos gráficos e plantaram couves para observar o seu crescimento na sala e posterior transplante. O pátio possui ainda nespereiras, pelo que os alunos aproveitam as flores para observar os insetos que delas se alimentam, como é o caso dos abelhões. Vão continuar a melhorar o espaço da horta existente e construir hotéis de insetos.
Os alunos realizaram saídas para explorar a Quinta Urbana Pedagógica de Linda-a-Velha, onde identificaram plantas e sensibilizaram a comunidade para a importância da manutenção de corredores com vegetação espontânea para os insetos polinizadores. Descobriram as flores de outono: borragem, calêndula, chicória, entre muitas outras. Além disso pesquisaram sobre as causas para a diminuição da abundância e diversidade dos insetos e estão a fazer a sua parte para os tentar conservar: “estamos a construir canteiros com plantas com flor e a sensibilizar os mais novos através da construção de abrigos para os insetos. Sim!...eles também precisam!”
Deu-se início à implementação da horta, plantando e semeando couves, beterrabas, entre outros, e fizemos a manutenção dos morangueiros, da hortelã e das alcachofras. Preparamos um sementário, com sementes oferecidas pelas famílias. Mantiveram-se os canteiros que já tinham tapete ingês-Polygonum capitatum e plantaram-se bolbos. Cuidamos dos canteiros e mantivemos o hotel para insetos. Dinamizamos o nosso compostor para adubar a horta e os canteiros. Apanhamos minhocas, abelhas e gafanhotos que utilizamos para observar e trabalhar conteúdos de matemática, ciências e plástica.
A Turma do 2ºC organizou-se em 4 grupos de trabalho e cada grupo recebeu 2 conjuntos de cartões ilustrados com informação sobre: as flores a semear; os insetos. De seguida, organizaram os cartões das flores atendendo a uma sequência temporal, para haver floração durante todo o ano. Depois colocaram os cartões dos insetos para saberem quais os insetos que visitariam as flores. Por fim, cada grupo recebeu o seu viveiro/maternidade e as sementes das plantas de acordo com a seleção feita em cada grupo. A rega, a germinação e o crescimento das sementes tem sido registado em fotografia e em desenho, por cada elemento do grupo, no caderno montado para esse efeito.
Os alunos das Salas 1 e 2 do JI da Coucinheira aceitaram o Desafio dos Polinizadores em Ação! Para ajudar os insetos, preparam a terra e semearam e plantaram na sua estufa Artemisias, Açucenas, Calendulas, Cravinas, Couves e outras plantas que agora observam crescer. Exploraram ainda o jogo “Quem é o meu par” para ficar a conhecer diferentes tipos de polinizadores e as adaptações das plantas. E, no fim, trabalharam ainda as artes plásticas e, em conjunto, efetuaram uma pintura coletiva.
Um grupo de alunos da nossa escola fez um Hotel de Insetos e colocou-o no pátio escolar.
Na nossa escola temos um Clube de Jardinagem "Plantas com História". O Clube também cuida de alguns espaços ajardinados da escola. Na horta observamos abelhões, especialmente no faval e na maceira, joaninhas, especialmente abundantes no faval, mosca-das-flores comum, abelhas, vespas, escaravelhos e outro não identificados...
Porcedeu-se à construção de hotéis para insetos a colocar na nossa escola!
Após a participação na Conferencia Aprender Fora da Sala de Aula envolvi as crianças do meu grupo em atividades de sementeira, plantação e germinação, como forma de os sensibilizar para a importância de diversificar as plantas existentes nos recreios escolares, mas usando as plantas corretas, ou seja as plantas que ajudem à sobrevivência das abelhas.