4.ª Conferência de Professores Aprender Fora da Sala de Aula
24 e 25 de março de 2023

Formato presencial

© Ciência Viva 2024

Abrir a porta da sala de aula, sair para o exterior, observar o mundo natural e “ouvir” as histórias que este tem para contar. Histórias de um passado distante, do mundo presente que nos rodeia, mas também histórias ainda por conhecer, que nos dão um vislumbre do que poderá ser o futuro.

A 4.ª Conferência de Professores Aprender Fora da Sala de Aula, este ano em formato totalmente presencial, convida os professores a conhecer algumas das histórias que a natureza nos conta. Este será um momento de partilha, debate e reflexão, em que as histórias naturais não nos deixarão indiferentes ao mundo incrível à nossa volta.

 

Nas sessões plenárias de 24 de março, o paleontólogo Octávio Mateus (NOVA School of Science and Technology) irá (Re)contar as histórias sobre dinossauros, e os investigadores Alice Nunes (cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais), Artur Sá (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e Maria Helena Guimarães (MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento) irão debater as Histórias ameaçadas: a conservação da paisagem do passado e do presente. A bióloga Sofia Augusto (cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais) dará a conhecer As histórias contadas pelos organismos do presente, em que os indicadores ecológicos das mudanças ambientais são os protagonistas. As histórias que ainda estão por contar serão trazidas a palco pelos investigadores Diogo Alagador (MED - Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento) e João Duarte (Instituto Dom Luiz, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Nas sessões práticas paralelas de 25 de março, os professores irão construir pequenos percursos interpretativos que unem as histórias de rochas, fósseis, plantas e animais, em Histórias de diversidade pelo caminho, e ficar a conhecer melhor Os (pequenos) seres que são grandes contadores de histórias, onde a importância ambiental de líquenes e musgos estará em destaque. Os professores irão também seguir alguns dos passos da paleontologia na reconstrução do passado, em Da parte ao todo: as histórias contadas pelos ossos, e analisar excertos de alguns filmes famosos para tentarem saber se contêm erros científicos ou apenas exageros criativos, respondendo à questão Os filmes sabem contar histórias? As sessões práticas contam com a participação do botânico César Garcia (Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Universidade de Lisboa) e do ilustrador científico Pedro Andrade (NOVA School of Science and Technology).

 

PROGRAMA COMPLETO

 

A participação na conferência é gratuita. Todos os professores confirmados terão oportunidade de participar na totalidade das sessões práticas paralelas, cuja ordem será indicada no momento do registo.

A conferência encontra-se acreditada com o número CCPFC/ACC-119637/23 para os códigos de grupo de recrutamento 110, 230 e 520. 


Avaliação:

  • Relatório escrito com uma proposta de atividade que possa ser realizada fora da sala de aula, com base nos conteúdos da conferência, e uma reflexão sobre o contributo da formação para o seu desenvolvimento profissional e pessoal;
  • Preenchimento de ficha de avaliação da ação de formação.

 

Parceiro: