É uma ave pequena e atraente (cerca de 12 cm), sem nenhuma outra semelhante. Possui o dorso castanho e asas pretas com uma banda amarela larga bem visível tanto pousada como em voo. A cabeça possui um padrão facial branco e preto e faces vermelhas. Os sexos são idênticos.
Possui um bico claro e pontiagudo, permitindo-lhe extrair sementes que dificilmente são alcançadas por outros fringilídeos, como aquelas que estão dentro dos cardos, por exemplo. Pode aparecer também em alimentadores em busca de sementes. Durante o verão pode consumir também alguns invertebrados.
Pode ser observado em durante todo o ano, embora seja mais comum no Sul do que no Norte do país. O seu habitat inclui bosques, campos, pomares e parques e jardins.
Constrói um ninho pequeno, em forma de taça em arbustos, usando musgo pequenos ramos e teias de aranha. Coloca entre 4 e 7 ovos azuis com manchas escuras ou avermelhadas. O período de incubação ronda os 14 dias, estando as crias prontas para voar ao fim de cerca de duas semanas.
Dada a sua beleza, são muitas vezes ilegalmente capturados para serem mantidos como aves de gaiola. Apesar de proibida, esta prática levou a grandes declínios nas suas populações na Europa.
No Inverno podem formar grupos com centenas de indivíduos, incluindo outros fringilídeos.
Vivem, em média, cerca de 2 anos, embora o maior registo indique 8 anos de idade.