Desafio

Exóticas por todo o lado

CONTRIBUA PARA O CONHECIMENTO DAS ESPÉCIES EXÓTICAS

Junte-se a este desafio com os seus alunos

No nosso dia a dia cruzamo-nos com uma enorme variedade de espécies de seres vivos. Algumas são atualmente tão comuns que nem nos apercebemos que foram introduzidas no nosso território: são as chamadas espécies exóticas.
As espécies exóticas podem ser introduzidas de forma intencional ou acidental. Muitas vezes adaptam-se tão bem que colonizam novas áreas e podem causar desequilíbrios nos ecossistemas, na economia e até na saúde pública. Quando isto acontece, passam a ser espécies invasoras.

O QUE AS ESCOLAS VÃO FAZER?

• OBSERVAR A BIODIVERSIDADE

• IDENTIFICAR PLANTAS E ANIMAIS

• DISTINGUIR ESPÉCIES NATIVAS, EXÓTICAS E INVASORAS

• SENSIBILIZAR PARA A IMPORTÂNCIA DAS ESPÉCIES NATIVAS

QUEM É QUEM?

ESPÉCIE NATIVA

Espécie que ocorre naturalmente numa região. Também chamada de autóctone ou indígena.

ESPÉCIE EXÓTICA

Espécie que ocorre fora da sua área de distribuição natural. Também chamada de alóctone, introduzida ou não indígena.

ESPÉCIE NATURALIZADA

Espécie exótica que se reproduz sem ajuda humana mas que coexiste em equilíbrio com as espécies nativas.

ESPÉCIE INVASORA

Espécie exótica que desequilibra o normal funcionamento e estrutura do ecossistema local, tendo potencial para se dispersar por extensas áreas.

INSPIRE-SE NOS NOSSOS RECURSOS PARA TRABALHAR COM OS SEUS ALUNOS

VOLTA AO MUNDO PELAS ESPÉCIES EXÓTICAS

E se tivéssemos a oportunidade de dar uma volta ao mundo? Quão diferente seria passear em savanas, florestas tropicais ou desertos? Que biodiversidade iríamos encontrar nestes lugares? Temos agora uma oportunidade de viajar, não pela imaginação, mas pela nossa cidade. Aqui encontramos espécies de todos os cantos do planeta que, por razões muito diversas, chegaram até nós. Preparados para dar uma volta ao mundo pelas espécies exóticas?

VER