Listagem de Estágios

1610. Estabelecimento do perfil volátil de cidras regionais como suporte para avaliação da sua autenticidade e tipicidade


Instituição: Centro de Química da Madeira (CQM), Universidade da Madeira
Responsável: Rosa Perestrelo
Nº Alunos: 3
Anos:
Área: Biologia, Química
Data: de 11-07-2022 a 15-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Rosa Perestrelo


Descrição: O objetivo deste projeto é estabelecer o perfil volatómico de cidras regionais por recurso à HS-SPME/GC-MS como plataforma essencial para a identificação de biomarcadores moleculares característicos de modo a definir a sua autenticidade e genuinidade, como valioso contributo para a sua certificação e combate à adulteração.

Observações: O objetivo deste projeto é estabelecer o perfil volatómico de cidras regionais por recurso à HS-SPME/GC-MS como plataforma essencial para a identificação de biomarcadores moleculares característicos de modo a definir a sua autenticidade e genuinidade, como valioso contributo para a sua certificação e combate à adulteração. O estudo contribuirá para a valorização comercial da cidra fornecendo ferramentas necessárias para uma maior rastreabilidade na origem e aumento da qualidade do produto. Serão optimizado os parâmetros analíticos da metodologia a usar, HS-SPME (extração) e GC-MS (separação, quantificação e identificação), de modo a maximizar a eficiência do processo extrativo e a performance cromatográfica. A metodologia optimizada será aplicada a amostras de cidra provenientes de diferentes regiões da RAM, reconhecidas pela qualidade da Cidra que produzem, nomeadamente Santo da Serra e Prazeres. Por fim, o perfil volatómico estabelecido será usado como ferramenta para a diferenciação das Cidras em estudo. Esta última etapa será realizada com recurso a análise multivariada.

Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Centro de Química da Madeira Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Professor Pedro Pires

Esta iniciativa já não aceita candidaturas