Listagem de Estágios

1504. Procurando micróbios marcadores de qualidade alimentar em peixe para combater o desperdício alimentar


Instituição: Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), Universidade do Algarve
Responsável: Patrícia Pinto
Nº Alunos: 3
Anos:
Área:
Data: de 04-07-2022 a 08-07-2022 Horário: Tarde
Investigador(es): Patrícia Pinto


Descrição: O peixe e marisco são produtos alimentares altamente nutritivos mas que têm um prazo de validade curto, pois sofrem uma rápida deterioração de qualidade, principalmente por ação de microorganismos. No CCMAR usamos técnicas de sequenciação em larga escala e bioinformática para obter os microbiomas totais destes produtos, ou seja, o perfil de todos os microorganismos que contêm. Estas permitem avaliar como podem ser monitorizados ou alterados esses microbiomas usando novas técnicas de preservação alimentar, de modo a melhor a qualidade e segurança dos produtos e reduzir o desperdício alimentar. Neste estágio os alunos podem perceber os passos deste tipo de investigação e ter contacto com técnicas moleculares (ex. PCR quantitativo) e microbiológicas (ex. contagens totais de bactérias) que usamos para estudar alguns destes microorganismos de deterioração alimentar.

Observações: Não estão previstas atividades durante o fim-de-semana, pelo que não estão contempladas refeições durante este período. Só será assegurado o alojamento a alunos deslocados.
Para trabalhos de laboratório, o aluno deverá trazer e usar a sua bata pessoal.
Para trabalho e saídas de campo, o aluno deverá usar protetor solar, chapéu e beber água com frequência, por causa do calor.

Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio não disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Frente ao edifício 7 - campus de Gambelas da UAlg Hora: 13:45:00
Pessoa de contacto: Patrícia Pinto

Esta iniciativa já não aceita candidaturas