Velocidade de Escape

Li em um artigo que a "VELOCIDADE DE ESCAPE" da terra é de 40.320 Km/h, ou seja, qualquer coisa que for para o espaço deve atingir essa velocidade para fugir da força gravitacional imposta pela terra, certo? Isso significa dizer que quanto atingi o espaço, estava no mínimo a 40.320 Km/h, e ai se inicia órbita do planeta.

Dúvida: Se o que foi dito acima for verdade e, considerando o envio de um satélite ao espaço, qual é a sua velocidade mantida após entrar em órbita? Essa velocidade pode ser controlada

Obrigado pela atenção

Verissimo

Resposta de Ana Noronha

Caro Veríssimo

A sua pergunta tem toda a razão de ser

A velocidade de escape que encontra nos livros tem a ver com a energia potencial gravítica: idealmente, num caso sem atmosfera, a velocidade necessária para colocar um objecto tão longe, tão longe, que ficasse livre da atracção gravitacional da Terra (em rigor isso só seria absolutamente verdade no infinito...) é a velocidade de escape. Esta abordagem pressupõem um lançamento vertical, não conta com a enorme dissipação devido ao atrito com a atmosfera e não entra em conta com o próprio movimento da Terra. O satélite nunca ficaria em órbita pela boa razão que fica livre da interacção gravítica da Terra.A velocidade de escape dá-nos uma medida da intensidade do campo gravitacional de cada planeta.

Na realidade, é preciso fazer subir o satélite de forma a vencer também as forças de atrito à saída da atmosfera. Por outro lado utiliza-se uma "boleia" da velocidade de rotação da Terra (por isso os lançadores partem o mais próximo possível do Equador - o raio da Terra aí é maior pelo que a velocidade de rotação da superfície é maior.O "Porto Espacial da Europa", por exemplo, é em Kuru, na Guiana Francesa, que tem uma enorme importância estratégica).

Uma vez lá em cima, os satélites têm pequenos jactos para corrigirem a sua velocidade, em direcção sentido e intensidade, de forma a estabilizarem na órbita que se quer. Em órbita continuam efectivamente ligados à Terra (pensar-se que a interacção gravítica com a Terra aí não existe ou é desprezável é um erro comum: se não sofressem a atracção gravítica da Terra "escapavam")