“Espírito” da Terra aterra em Marte

O Spirit (Espírito), um robot geólogo enviado pela NASA, aterrou em Marte e enviou para Terra imagens fabulosas da área em torno do ponto de aterragem na cratera Gusey, num belo entardecer em Marte.

Desenho do “Spirit” em acção sobre o solo de Marte

Fonte: Nasa

O rover de exploração Spirit foi lançado da Terra em 10 de Junho de 2003 e viajou 487 milhões de quilómetros até Marte a bordo da sonda da NASA Mars Odissey. Entretanto, o seu irmão gémeo Opportunity, lançado a 7 de Julho de 2003, está preparar-se para aterrar no lado oposto de Marte no próximo dia 25 de Janeiro.

Durante o período de uma semana serão enviadas instruções para o Spirit executar uma série de acções de desempacotamento até que o rover possa rolar da sua plataforma de aterragem para o solo marciano. Entretanto, as câmaras e um instrumento de identificação de minerais por infravermelhos começaram desde já a identificar o terreno circundante. Isto ajudará a tomar a decisão sobre qual a direcção em que se deverá movimentar o rover.

Primeiras imagens reais do “Spirit” iniciando as observações sobre o solo de Marte

Fonte: Nasa

Primeiras imagens a cores obtidas a 6 de Janeiro de 2003.

Fonte: Nasa

Entretanto, os responsáveis da missão da agência Espacial Europeia (ESA) a Marte, que felicitaram imediatamente os seus colegas americanos pelo sucesso do Spirit, continuam a procurar a sonda Beagle2, enviada através da sonda orbital MarsExpress e que se crê que tenha aterrado na superfície de Marte, como era seu objectivo, no passado dia de Natal.

Desenho da sonda Beagle 2 soltando-se da Mars Express, em direcção a Marte.

Fonte: Nasa

Esta tarefa tem sido, um excelente exemplo da cooperação internacional, estando os cientistas e técnicos europeus em estreita colaboração com os seus colegas americanos. A sonda da NASA, Mars Odissey tem feito várias tentativas para enviar e captar sinais do Beagle 2 europeu e estudam-se as imagens detalhadas do local de aterragem da sonda. Nos próximos dias 7 a 14 de Janeiro, a sonda Mars Express, que não tem conseguido encontrar sinais da Beagle 2, por estar numa órbita de Marte um pouco diferente da inicialmente prevista, vai passar regularmente sobre o local de aterragem e tentar estabelecer o contacto.