COMUNICADOS DE IMPRENSA

Listar todos os comunicados

6º FORUM CIENCIA VIVA

07-05-2002

Experimentar e fazer ciência ao vivo

Lisboa, 7 de Maio 2002
DIVULGAÇÃO IMEDIATA

A partir das 10h00 de Sexta-feira, no dia 10 de Maio, e durante dois dias, o Pavilhão Atlântico será mais uma vez o ponto de encontro de milhares de participantes no 6º Forum Ciência Viva. A partir de uma mostra de centenas de projectos de educação científica em curso nas escolas portuguesas, o Forum Ciência Viva reunirá profissionais da Educação, da Ciência e da Tecnologia num ambiente de partilha de experiências, conhecimentos e recursos.

O destaque especial desta 6º edição do Forum Ciência Viva vai para o espaço Fazer Ciência, onde algumas das mais conceituadas instituições científicas portuguesas trazem ao Pavilhão Atlântico uma parcela dos seus laboratórios para dar a conhecer a professores e alunos a ciência que se faz em Portugal. Compreender mecanismos moleculares da biologia das plantas, extrair ADN, observar plâncton ao microscópio, ver como a vida existe mesmo nos ambientes mais inóspitos do fundo dos oceanos e saber como se estudam os minerais que os constituem, saber como se fazem hologramas, detectar radiações nucleares e tomar contacto com as tecnologias que nos permitem chegar às fronteiras da matéria são exemplos das actividades propostas.

A Cozinha é um Laboratório traz-nos de novo a ciência do quotidiano da nossas casas. Investigadores acompanhados do Chefe Joaquim Figueiredo e de Maria de Lurdes Modesto confeccionam e explicam algumas receitas do dia a dia, simples, mas com muita ciência. Pais e filhos também mostram como este laboratório está ao alcance de todos.

A área Robótica ao Vivo junta investigadores da área da Robótica e professores e alunos que mostram actividades de competição entre robôs móveis e autónomos criados por alunos dos ensinos secundário, superior e profissional. O programa deste espaço inclui também a divulgação da candidatura de Portugal à organização do Robocup 2004 ? Campeonato Mundial de Futebol Robótico.

No espaço Oficina Web, uma equipa de técnicos de informática, ilustradores e Web designers acompanham e orientam os professores na criação de páginas web. Pedro Nunes 500 Anos é um espaço de divulgação e homenagem a este grande matemático português. Na sexta feira, a Noite de Astronomia aponta os telescópios para um céu de biliões de anos cheio de conhecimento que astrónomos amadores e profissionais partilharão connosco.

No sábado, a partir das 15 horas, estudantes que participaram no programa Ocupação científica dos jovens nas férias, utilizarão o Anfiteatro do Pavilhão Atlântico para transmitir o seu testemunho sobre o que fizeram e sentiram durante os estágios que realizaram em laboratórios e centros de investigação científica.

Consultar o programa em www.cienciaviva.pt