COMUNICADOS DE IMPRENSA

Listar todos os comunicados

Pavilhão do Conhecimento acompanha em directo acoplagem do módulo Philae ao cometa 67P/CG

10-11-2014

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

O módulo Philae, transportado pela sonda Rosetta, está prestes a chegar ao seu destino: o cometa 67 P/Churyumov-Gerasimenko. A acoplagem terá lugar esta quarta-feira, 12 de Novembro, e o momento será acompanhado em directo a partir do auditório do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva.

As manobras de descida do módulo Philae serão comentadas pelo astrónomo Rui Agostinho, director do Observatório Astronómico de Lisboa, e por Pedro Lacerda, do Instituto Max Planck for Solar System Research de Göttingen, na Alemanha. Este jovem astrofísico português dirige um grupo de investigação que participa na análise de dados da missão Rosetta.

As actividades e as palestras dirigidas a escolas e ao público em geral decorrem entre as 09.00 ? hora local prevista para a separação do módulo Philae da sonda Rosetta ? e as 16.00 ? hora a que se espera receber as primeiras imagens da superfície do cometa, já depois da acoplagem do Philae.

A descida da sonda Philae ao cometa 67P/CG é um acontecimento histórico que a comunidade científica aguarda com expectativa. Espera-se que o estudo feito in loco permita responder a algumas questões sobre a formação do Sistema Solar e também sobre a origem da água no planeta Terra.

O evento poderá ser acompanhado em directo em www.cienciaviva.pt.