A ESTRELA POLAR E A LATITUDE

Caderno "Onde Estás?

  

  

Observação

Durante a noite, no campo, longe das luzes da cidade, encontra a direcção do norte com a tua bússola. Vira-te para norte. Estende e inclina o teu braço de maneira a ele fazer um ângulo de aproximadamente 45º com o chão. Ao olhares para o céu, por baixo da tua mão, encontrarás a constelação da Ursa Menor. A última estrela da cauda da Ursa Menor chama-se Estrela Polar, porque indica sempre a direcção do Pólo Norte da Terra. Se vieres de um sítio iluminado espera pelo menos dez minutos para que os teus olhos se habituem ao escuro. Ao fim deste tempo passarás a distinguir mais estrelas no céu.


Pede ajuda a alguém para te indicar a Estrela Polar e a Ursa Menor.


A partir de agora, durante a noite podes saber sempre qual a direcção do norte, mesmo sem uma bússola.



Experiência

Numa noite de céu estrelado, procura a Estrela Polar. Não te esqueças que ela se encontra na direcção do Pólo Norte. Se não a encontrares pede a alguém que te ajude. Depois de a localizares, aponta a palhinha do teu quadrante para a Estrela Polar, espreita pela palhinha e alinha-a com a Estrela Polar. Lê o ângulo que o teu cordel indica na escala do quadrante.


O ângulo que acabaste de medir, diz-te qual a tua posição sobre a Terra e chama-se a latitude do lugar onde te encontras. Escreve aqui esse ângulo para não te esqueceres.


Latitude do lugar onde me encontro:______________________________________

O ângulo da latitude do lugar onde te encontras é aproximadamente igual ao ângulo que a palhinha do teu relógio de Sol faz com a linha do horizonte. Mede com o teu transferidor a inclinação da palhinha do teu relógio de Sol.