Já se deu conta do incrível mundo que tem aos seus pés e à sua volta?

Junte-se a nós, calce estas meias e parta à descoberta!

Explore sem perturbar os ecossistemas.

Abelhas

As abelhas são importantes insetos polinizadores que evoluíram das vespas há aproximadamente 40 Milhões de anos. Mundialmente conhecem-se cerca de 20 000 espécies e em Portugal contamos com, pelo menos, 725! No entanto, a maioria do público está familiarizada apenas com a abelha-do-mel (Apis mellifera), mas as abelhas são, de facto, um grupo bastante diverso em formas, cores e tamanhos.
A maioria das abelhas também apresenta um estilo de vida solitário e não tem sociedades tão complexas como a abelha-do-mel. Geralmente são insetos peludos que podem variar desde 2 mm até cerca de 40 mm.
Grande parte apresenta estruturas localizadas em determinadas partes do corpo, especializadas na recolha e armazenamento de pólen (escopa). Os adultos alimentam-se preferencialmente de néctar (fonte de energia), enquanto o alimento preferencial para as larvas é o pólen (fonte de proteínas).

Vespas

Grande parte da diversidade dos himenópteros deve-se às vespas com milhares de espécies descritas. As vespas são um grupo de insetos muito diversificado também em formas e tamanhos. Muito similares às abelhas, mas menos peludas e mais brilhantes.
A maioria também tem um estilo de vida solitário, mas as vespas mais conhecidas pelo público em geral são as vespas sociais, que por vezes constroem os ninhos em prédios e em outro tipo de edifícios urbanos.
Em relação à dieta, as vespas adultas são vegetarianas, mas caçam outros invertebrados para deixar como alimento às suas larvas.
No abdómen (ou segmento maior do corpo), a constrição é muito mais pronunciada nas vespas, sendo denominada cintura de vespa, útil para torcer o corpo quando paralisam as presas com o ferrão.